Foz do Iguaçu recebe o 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista 09/09/2025 - 20:37

A cidade de Foz do Iguaçu, reconhecida como um dos destinos turísticos mais emblemáticos da América do Sul, sedia a partir de hoje o 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista. Promovido pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e a Secretaria de Estado do Turismo (SETU). O evento acontece até 12 de setembro, reunindo autoridades, especialistas e profissionais de diferentes setores para debater soluções inovadoras e colaborativas para aprimorar a segurança turística na região e além.

Segurança Turística em Foco

O simpósio tem como objetivo central discutir e implementar práticas eficazes para garantir que visitantes sintam-se seguros e acolhidos durante suas viagens. O encontro oferece uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops e mesas-redondas, além de promover a troca de experiências e o fortalecimento dos laços profissionais entre os participantes.

Neste ano, o evento conta com a participação de policiais e representantes de 20 estados brasileiros, do Distrito Federal, de 14 países e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Países participantes:

Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia, Estados Unidos, México, Colômbia, Equador, Guatemala, El Salvador, República Dominicana, Espanha e Turquia.

Estados brasileiros participantes:

Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina, Amazonas, Paraná, Distrito Federal, Acre, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

História que Respaldou o Evento

O 2º Simpósio dá continuidade ao bem-sucedido 1º Simpósio Interamericano de Segurança no Atendimento ao Turista, realizado de 19 a 21 de junho de 2024, também em Foz do Iguaçu. Na ocasião, o evento contou com a participação de representantes de 14 estados brasileiros e de quatro países latino-americanos: Colômbia, Argentina, Paraguai e Honduras.

Durante o encontro inaugural, foram discutidos temas fundamentais como: recepção em portos e aeroportos, capacitação de policiais para melhor atender turistas, adaptação de fardamentos e viaturas voltados a esse público.

Na abertura do evento, fizeram uso da palavra o Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Secretário de Estado de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos da Silva; o Prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna; e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva. Em seus discursos, todos enalteceram a importância da iniciativa e destacaram a grandiosidade do encontro pela ampla participação nacional e internacional.

Cidade Ideal para Iniciativas de Segurança Turística

Foz do Iguaçu foi escolhida como palco dessas edições por sua condição de cidade fronteiriça e destino de grande relevância turística. É também sede da Companhia de Atendimento ao Turista, parte do 14º Batalhão da Polícia Militar, a única unidade especializada no atendimento a visitantes em todo o estado. Com um efetivo de 32 policiais militares, a companhia realiza patrulhamento em áreas de grande afluxo turístico, como zonas hoteleiras e eixos de circulação de visitantes.

Expectativas e Legado

O 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista representa uma oportunidade para consolidar avanços já iniciados, fortalecer redes de cooperação interinstitucional e fomentar a implementação de políticas e práticas de segurança mais efetivas. Na era da retomada e ampliação do turismo internacional, garantir uma experiência segura aos visitantes é não apenas uma questão de bem-estar, mas também de competitividade e sustentabilidade econômica.

O comandante-geral da PMPR destacou a importância do evento: “O 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista representa um marco para o Paraná e para o Brasil. Ao reunir especialistas, policiais de diversos estados e representantes de 17 países, reforçamos a importância da integração e do diálogo internacional para garantir um turismo seguro e de qualidade. Este encontro fortalece o papel da Polícia Militar do Paraná como protagonista na construção de estratégias modernas e eficazes, que unem inovação, capacitação e proximidade com a sociedade. Mais do que compartilhar experiências, estamos plantando as bases para um futuro em que o turista, nacional ou estrangeiro, encontre em nosso estado a confiança e a tranquilidade necessárias para viver a melhor experiência possível.”

Programação do evento:

A programação inicia no dia 09 de setembro, com a abertura oficial e a realização de duas palestras centrais: a primeira sobre o Policiamento Turístico em áreas de fronteira nacionais e internacionais, seguida da discussão sobre a Gestão do Policiamento Turístico frente a grandes eventos.

No dia 10 de setembro, o foco estará na inclusão de policiais especializados em comitivas de órgãos turísticos públicos e privados durante eventos e visitas oficiais, nacionais e internacionais, abordando também os benefícios dessa integração. Ainda nesta data, serão discutidos os Eixos Específicos do Policiamento Turístico, como turismo de sol e praia, cultural, religioso, negócios e eventos, saúde e beleza, pesca esportiva e compras. O dia será concluído com os debates sobre a prevenção à exploração sexual e tráfico de pessoas em áreas turísticas e a capacitação policial aplicada ao atendimento e ao policiamento turístico, com base na Matriz Curricular Nacional.

No dia 11 de setembro, a programação contempla debates sobre os Cursos Técnicos e Superiores voltados ao policiamento turístico, alinhados à Matriz Curricular Nacional, e encerra com a temática do Ecoturismo e Turismo de Aventura, discutindo os desafios para a promoção de um turismo sustentável.

O último dia, 12 de setembro, será dedicado ao tema da inovação e tecnologia aplicadas ao Policiamento Turístico, encerrando oficialmente o simpósio com a apresentação de propostas e perspectivas para o futuro da segurança no atendimento ao turista.

PRESENÇAS: Na abertura do evento, estiveram presentes o Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Secretário de Estado de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos da Silva; o Prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva; o Chefe do Estado-Maior da PMPR, Coronel Paulo Roberto Lima; o Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, Coronel Antônio Schinda; o Comandante do 5º Comando Regional da PM, Coronel Valmir de Souza; o Comandante do 1º Comando Regional da PM, Marcelo Roque Favero; e, representando a Itaipu Binacional, o Coronel Veterano Washington Alves da Rosa. Também marcaram presença o Chefe do Grupo de Fiscalização de Trânsito da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Bruno Ramos; o Delegado Adjunto da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Cláudio Roberto Caetano Marques; o Secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Bruno Petrycoski; o Secretário Municipal de Segurança Pública, Paulo Tinoco; além do representante da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai, Licenciado Odilón Martín Peralta Huespe; o Chefe do Departamento de Polícia Turística da Polícia Nacional do Paraguai em Assunção, Comissário Principal Pablo Insfran; o Chefe da 12ª Unidade Regional de Bernado de Irigoyen, Comissário Geral Celestino Raul Medina; a Oficial Consular de Assistência a Cidadãos Americanos, Jessica Gorayeb; e o Oficial Consular do Departamento de Estado dos Estados Unidos em São Paulo, Ricardo Viana.

Centro de Comunicação Social da PMPR

GALERIA DE IMAGENS