Governador do Paraná assina promoções de 75 policiais militares durante ato solene no Palácio Iguaçu 25/07/2022 - 10:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estiveram no Palácio Iguaçu na tarde desta quarta-feira (24/07) para participar do ato de assinatura do decreto que estabelece o pagamento de promoções e progressões a 75 policiais e bombeiros militares. O evento foi presidido pelo Governador Ratinho Junior, com o secretario de Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho Soares, e com o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

“Hoje quem tem que agradecer somos nós pelo trabalho que as forças de segurança têm feito, resultado disso são os índices de criminalidade que diminuem constantemente em todo o estado. O Paraná é destaque nacionalmente e tem baixado os índices de violência, pois temos a melhor Polícia Militar e a melhor Polícia Civil do Brasil”, disse o Governador Ratinho Júnior durante o seu discurso.

O secretário de segurança pública, coronel Rômulo Marinho Soares, falou sobre as melhorias que a segurança pública do estado vem ganhando nos últimos meses. "Após analisarmos que promoções e progressões não estavam acontecendo, pedimos ao Governador que analisasse esse pedido para colocar essas questões em dia. Ele gentilmente estudou o caso e hoje tenho a grata satisfação de participar dessa conquista. Teremos mais avanços buscando subsidiar cada vez mais as nossas forças de segurança pública”, explicou.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, as progressões e as promoções tem um efeito muito positivo ao efetivo da PM. “Os nossos soldados, cabos e sargentos, e os nossos oficiais, foram reconhecidos com a devida promoção, seja por merecimento ou por antiguidade, e isso causa um ânimo novo no exercício das nossas atividades. Quem ganha é a população que passa a ter um policial motivado, correspondendo às expectativas da sua comunidade na prestação de segurança pública”, disse.

“É muito importante para nós a progressão porque para chegarmos até aqui não e fácil. Fazemos faculdade, pós-graduação e outros cursos internos para que possamos galgar postos e aperfeiçoar conhecimentos. Agora, como 1° tenente, poderei ser capitão no futuro.”, disse a tenente Camila Rodrigues Denes Mahmoud, que atua no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, em Curitiba.

Para o sargento do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Dominic, que está há 14 anos na Corporação e agora passa de 3º para 2º sargento, o avanço na carreira é o resultado de uma longa jornada e do reconhecimento do Comandante. “Fiz concurso de soldado para cabo, depois de cabo para 3°sargento, e daí por diante a promoção se dá por merecimento ou por antiguidade, no meu caso foi por antiguidade, agora novamente fui promovido por antiguidade”, explicou.

O tenente Maykon Roberto Katsyoshi Nishida Marinho, que  atua no setor de planejamento do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), estava há oito anos como 1° tenente e também foi contemplado com a progressão. "Estou na Corporação há 18 anos e essa evolução na carreira recompensa a dedicação pela PM", afirmou.