Governador participa de troca de Comando do Corpo de Bombeiro e entrega novas viaturas em Curitiba 29/01/2021 - 16:37
Marcia Santos
Jornalista Responsável
O Corpo de Bombeiros do Paraná recebeu, na manhã desta sexta-feira (29/01), o seu novo comandante durante uma solenidade que contou com a presença do Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior. Na ocasião, o coronel Samuel Prestes passou o cargo ao coronel Gerson Gross e, agora, segue para a Reserva Remunerada, após 34 anos de serviços prestados à sociedade. O evento aconteceu na sede do Comando do Corpo de Bombeiros em Curitiba e, na ocasião, foram entregues 14 ambulâncias e seis caminhões de combate a incêndio à instituição, um investimento de mais de R$ 7,8 milhões.
Para o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, o coronel Prestes fez um ótimo trabalho à frente do Corpo de Bombeiros. “Foram dois anos de comando e teve a responsabilidade de modernizar o Corpo de Bombeiros do Paraná, 51% da frota foi renovada nesse período, além de cumprir outras missões pelo Brasil”, disse.
“Hoje o coronel Prestes passa o Comando ao coronel Gross, que também é muito experiente e assume esse cargo com a missão de dar continuidade ao trabalho e à marca do Corpo de Bombeiros do Paraná, que é a de um bombeiro muito correto, sério e preparado. Tanto que nas grandes missões pelo Brasil o Paraná é sempre um dos primeiros estados a ser convocado, foi assim em Brumadinho e, recentemente, nos incêndios no Pantanal. Tudo isso é resultado do trabalho desse time fantástico”, completou o Governador Ratinho Júnior.
O Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, agradeceu o coronel Prestes pelo período que ele comandou o Corpo de Bombeiros. “Tive a oportunidade de conhecer o coronel Prestes em 2014, durante o grande trabalho na Copa do Mundo, e quando o general Carbonel, então Secretário de Segurança do Paraná, me pediu uma indicação eu não tive dúvida e falei do coronel Prestes”, contou. “Mesmo naquele momento não sendo eu o Secretário, eu sabia da idoneidade e capacidade do coronel Prestes e hoje, dois anos depois, vejo o grande trabalho que desenvolveu e o legado que está deixando”, disse o secretário Marinho.
O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, elogiou e agradeceu o coronel Prestes pelos anos dedicados ao Corpo de Bombeiros do Paraná. “Durante a sua jornada na instituição atuou em ocorrências de grande repercussão, como no socorro às vítimas do Edifício Atlântida em Guaratuba, além do resgate às vítimas de soterramento e alagamento após fortes chuvas em Santa Catarina”, disse.
“O coronel Prestes sempre teve grande preocupação com o conhecimento, desenvolvendo uma incessante busca por aperfeiçoamento, especializando em áreas essenciais para a instituição, além de ter atuado na criação do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e enquanto esteve à frente do Corpo de Bombeiros buscou melhorias para a instituição e também para os seus comandados”, complementou o coronel Péricles.
Após dois anos à frente do Corpo de Bombeiros e há 34 anos trabalhando na instituição, o coronel Prestes agora segue para a Reserva Remunerada. “Nesse período nós trabalhamos e conseguimos modernizar o nosso sistema de prevenção e combate a incêndio, reduzimos os prazos, aumentamos a eficiência, modernizamos a nossa frota de emergência, do serviço de prevenção e dos equipamentos à disposição para o trabalho dos nossos bombeiros”, contou.
“Nesses dois anos renovamos 51% da nossa frota de pronta resposta no nosso estado, 51% dos nossos quartéis tem caminhões e ambulâncias do ano de 2019/2020 e o restante está em processo para ser modernizado”, disse.
NOVAS VIATURAS - Durante o evento, o governador Ratinho Júnior entregou ao Corpo de Bombeiros do Paraná 14 ambulâncias e seis caminhões de combate a incêndio, um investimento de R$ 7.825.595,66 oriundos da SESP e do programa “Paraná Mais Cidades”. Esses novos veículos serão distribuídos em várias regiões do estado e auxiliarão nos atendimento à população paranaense.
De acordo com o novo Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, a missão a partir de agora é dar continuidade ao trabalho que o coronel Prestes vinha desempenhando. “Temos muito trabalho a fazer, como dar continuidade na desburocratização dos trabalhos do bombeiros, além da inauguração da Escola Superior de Bombeiros, que está na fase final de construção e nesse espaço queremos unir a instituição com a sociedade, não só formando novos bombeiros, mas também oferecendo cursos à comunidade”, disse.
O coronel Gross ingressou no Corpo de Bombeiros em 1988 e, nos últimos dois anos, atuou como Subcomandante e Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
HOMENAGENS – O coronel Prestes recebeu das mãos do coronel Péricles o seu livro funcional, que conta toda a sua trajetória na Corporação. Foi feito o descerramento do quadro que será fixado na galeria de ex-comandantes do Corpo de Bombeiros. As esposas dos coronéis sucedido e sucessor receberam uma flor em agradecimento pela parceria em todos esses anos.
Em reconhecimento ao apoio dado ao Corpo de Bombeiros, o Governador do Estado recebeu a Medalha de Mérito Nacional dos Bombeiros Militares da Liga Nacional dos Comandantes dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom) pelos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira por meio do apoio irrestrito aos corpos de bombeiros militares do Brasil.
Além do Governador, uma fração representativa de bombeiros militares recebeu a Medalha de Mérito de “Operações em Incêndios Florestais” pelos serviços prestados durante a Operação Pantanal, no combate aos incêndios florestais na região do Mato Grosso do Sul.
Um deles foi o tenente-coronel da Reserva Remunerada Ezequias de Paula Natal, que ficou 40 dias combatendo as chamas no Pantanal. “Essa medalha representa o coroamento da minha carreira que se encerrou no dia 23 de dezembro de 2020. No ano passado eu fui convidado pelo coronel Prestes a comandar a operação de combate a incêndios no Pantanal Sul-mato-grossense. Me sinto honrado pelo reconhecimento que o Corpo de Bombeiros do Paraná tem com os seus bombeiros militares, essa medalha certamente coroou a minha carreira”, disse.
Outro homenageado foi o sargento Emerson José da Silva, que atua no 1º GB em Curitiba, agradeceu a oportunidade de atuar na missão e também de ter sido homenageado. “Já foi uma honra ser escolhido, entre tantos, para ir ao Mato Grosso do Sul realizar aquele serviço que ajudou, não só os nossos companheiros daquele estado, mas também a natureza e receber essa medalha, quase terminando a minha carreira, me dá mais força para continuar e também de ser um exemplo aos mais jovens”, disse.
Ao final do evento, o coronel Prestes, juntamente com pelotão do Gost, pagaram flexões e foram encharcados com água em comemoração à passagem do Comandante à Reserva Remunerada.