Integrante do Esquadrão Antibombas do PR participa do Curso de Reconhecimento, Tratamento e Destino Final de Artefatos Explosivos Regulamentares na Argentina 01/10/2019 - 17:00

Por 12 dias, um integrante do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) participou do Curso de Reconhecimento, Tratamento e Destino Final de Artefatos Explosivos Regulamentares na província de Córdoba, na Argentina (entre 9 e 20 de setembro). A capacitação foi para aprender novas formas de tratamento dos explosivos e ratificar conceitos já utilizados no Brasil.

Ao longo do curso foram ministradas aulas teóricas sobre reconhecimento de artefatos explosivos regulamentares, características, formas de atuação, meios de desativação e de destruição. Também foram ministradas doutrinas sobre acionamento de cargas explosivas por meio de sistema elétrico.

Nas técnicas de remoção houve a aprendizagem de formas de remoção e transporte de materiais explosivos, bem como armazenamento seguro destes materiais. Os alunos também receberam instruções sobre as diferentes formas de destruição dos mais variados explosivos, materiais pirotécnicos e acessórios utilizados no manejo de explosivos.

Também houve atividades práticas, como destruições de munições de artilharia, acessórios e bombas de aviação, minas terrestres, explosivos encartuchados, material pirotécnico, granadas, munições de fuzil, munições antiaéreas e explosivos comerciais em geral. Sistemas semi-remotos de retirada segura de explosivos, localização de artefatos sob o solo e diferentes formas de detonação.

Além do integrante do BOPE, participaram do curso técnicos explosivistas de diversas províncias e instituições argentinas (Força Aérea Argentina, Exército Argentino, Polícia Aeroportuária Argentina) além de policiais do Brasil (Paraná e Amazonas).

GALERIA DE IMAGENS