Integrantes do BOPE participam de Curso de Gerenciamento de Crises em São Paulo 10/10/2019 - 17:25
Dois oficiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) participaram do Curso de Gerenciamento de Crises na Polícia Militar de São Paulo (PMSP) para atualizar conhecimento e elevar ainda mais a eficiência da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE). A capacitação foi no 4º Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar de São Paulo.
De acordo com as informações do BOPE, o Curso teve duração de três semanas e contou com 60 alunos de 11 Estados da Federação e de diversas instituições das Forças de Defesa e Segurança Pública do país. O Grupo de Ações Tática Especiais (GATE), subunidade do 4º Batalhão, dotado de grande experiência em ocorrências de crise, foi o responsável pela condução das instruções. As instruções visaram aprimorar os conceitos e a doutrina de atuação em ocorrências de alta complexidade, as quais, infelizmente, estão em escala crescente em nosso país, a exemplo de crises envolvendo artefatos explosivos, tomadas de reféns, pessoas com propósito suicida, atiradores ativos, ações terroristas e roubo à empresas de valores.
Ainda segundo o setor de Relações Públicas da unidade, o BOPE da Polícia Militar do Paraná já atuou em diversas situações de crises de forma eficiente, motivo pelo qual é respeitado nacionalmente neste tema. Cite-se a recente ocorrência (07/10) em que um idoso em surto psicótico efetuou aproximadamente 60 disparos, exigindo a intervenção do BOPE, que conseguiu conduzir a situação para um desfecho sem vítimas fatais.
Fica evidente a importância da participação dos dois militares estaduais no referido curso, que agora utilizarão o conhecimento adquirido para complementar a doutrina já sedimentada na Polícia Militar do Paraná. E, farão valer os outros dois vértices do trinômio das Operações Especiais, dar treinamento, difundindo o conhecimento através de instruções e palestras; e operar, utilizando as informações do curso para aprimorar ainda mais a atuação nas ocorrências dessa natureza.