Maio Amarelo 2022 - Juntos salvamos vidas 16/05/2022 - 14:47

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a prevenção e redução de acidentes de trânsito no Brasil e no Mundo, e tem como objetivo principal chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos que resultam anualmente desse tipo de fatalidade, evidenciando, dessa forma, os temas: responsabilidade e segurança no trânsito.

 

Como surgiu o movimento?

O movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em 2014, com a proposta de mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro.

A ação foi instaurada com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, que definiu o período entre 2011 e 2020, como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido a data em que a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) foi publicada (11 de maio de 2011).

 

Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030

Em 28 de outubro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início em Genebra, na Suíça, à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, com a ambiciosa meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.

De acordo com a entidade, globalmente, mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias em decorrência de acidentes de trânsito, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano, tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo. 

Neste cenário, segundo a organização, os acidentes viários devem causar mais de 13 milhões de mortes e deixar mais de 500 milhões de pessoas lesionadas durante a próxima década, especialmente em países de baixa e média renda, como o Brasil. 

Conforme a OMS, esses números são inaceitáveis, tanto em termos absolutos quanto relativos. 

Tornar-se um adepto desta campanha e seja responsável no trânsito: JUNTOS SALVAMOS VIDAS.

 

 

Polícia Militar do Paraná: NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA.