Mais de 1,3 mil crianças de Apucarana se formam no Proerd 24/08/2019 - 12:33

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) formou 1.350 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) na cidade de Apucarana. Os alunos fazem parte da rede municipal de ensino e houve premiação aos que mais se destacaram na redação final do programa.

O evento foi na última quinta-feira (22/08) e contou com as presenças do prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, da Diretora Presidente da Autarquia Municipal de Educação, Marli Regina Fernandes da Silva, do Subcomandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, capitão Alfredo Euclides Dias Netto, do Comandante da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, tenente Renan Rodrigues do Prado, dentre outras autoridades do município.

Além da entrega do certificado às crianças, houve homenagens aos policiais militares que fizeram parte da formação dos alunos. O sargento Valdemir Firmino Rafael e a soldado Geiley Aparecida Sartori foram parabenizados pelo trabalho, e o sargento Elias do Nascimento, que há mais de 14 anos atua na cidade, também foi destaque e agora passará a atuar em outro município.

PROERD – O PROERD começou com um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar da cidade, recebendo o nome de Drug Abuse Resistence Education (DARE) e já foi aplicado em mais de 50 países. O programa visa educar os cidadãos, ainda crianças, para que, no futuro, possam evitar problemas com álcool, drogas e violência. Durante as aulas, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, que foram projetadas para estimulá-los a resolverem os principais problemas desta fase de suas vidas.