Máquina digitalizadora auxilia na modernização do arquivamento de documentos no Quartel do Comando-Geral 07/08/2018 - 15:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A subseção de Arquivo Morto da Diretoria de Pessoal (DP) do Quartel do Comando-Geral da PM, está modernizando e recebeu recentemente uma máquina que permite a digitalização das fichas funcionais dos militares estaduais. O avanço vai permitir que os espaços sejam readequados e os documentos sejam preservados para não se deteriorarem ao longo do tempo.

Atualmente o setor é responsável por aproximadamente 15 mil pastas funcionais, que ocupam uma grande sala na subseção. Por meio do incentivo do Chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Netto, que anteriormente era o Chefe da Diretoria de Pessoal, o equipamento foi adquirido e representa um grande avanço para o setor.

Segundo a chefe da subseção, tenente Bianca Cristine Cazura da Silva, a máquina possibilita que o papel seja scaneado e por meio de um software fica salvo diretamente no computador do setor, sem a necessidade de cortes e edições no arquivo. Posteriormente, a digitalização deverá ser incorporada num sistema corporativo para a consulta mais dinâmica.

O trabalho é manual e feito minuciosamente para que as pastas sejam arquivadas em ordem cronológica. Alguns papéis exigem mais cuidado devido ao longo tempo em que ficaram guardados em pastas e caixas. A atividade é feita pela soldado Kelly Krystine Albuquerque Rodrigues.