Militares estaduais concluem o Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária 12/06/2023 - 16:21

Mais 89 militares estaduais concluíram o Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária (CCPRC) – categoria Oficiais e Praças – 2023, conforme prevê o Planejamento Estratégico da PMPR 2022/2035, composto do Plano Estratégico, do Mapa Estratégico e da Carteira de Projetos e dá outras providências, o qual estabelece como uma das Políticas Estratégicas Institucional a Valorização do Militar Estadual, através da formação, especialização e aperfeiçoamento de qualidade, de modo a desenvolver competências e promover a melhoria do desempenho pessoal dos integrantes da Polícia Militar do Paraná.

A gestão do curso foi realizada pela Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária. A 2ª. EsFAEP foi o Estabelecimento de Ensino que recebeu e proporcionou todo o aparato logístico necessário aos militares estaduais que desenvolvem o Programa Patrulha Rural Comunitária versão 4.0, em todas as unidades operacionais da PMPR (com exceção das OPM do 1º. CRPM). O efetivo total do curso foi dividido em três pelotões, composto por oficiais e praças. Dentre os concluintes do CCPRC 2023 estão os oficiais de ligação da Patrulha Rural Comunitária de todas as  unidades operacionais da PMPR e os militares estaduais que ainda não haviam realizado o referido curso.

Durante a capacitação os militares estaduais tiveram por 100 horas aulas de instruções, distribuídas em 14 disciplinas específicas para atuação das equipes de Patrulha Rural Comunitária (Conduta de Patrulha em Ambiente Rural, Técnicas de Abordagem Policial, Doutrina de Emprego Patrulhamento Rural Comunitário, Interação Comunitária e Cadastro Rural, Legislação Ambiental Aplicada, Armamento, Munição e Tiro Policial, Sistema Mobile PMPR – Sistema SADE, Atendimento Pré-Hospitalar de Combate, Defesa Pessoal Policial, Direção Policial Preventiva – Viaturas com Tração 4x4, Direitos Humanos, Ações de Combate aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio e Atendimento a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade em Ambiente Rural), além de  palestras com técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), a fim de desenvolver e padronizar os procedimentos a serem adotados pelos patrulheiros rurais frente a ocorrências que envolvam transporte, armazenamento e apreensão de insumos agrícolas ilegais, bem como prevenção aos crimes de abigeato (artigo 155, §6º, do Código Penal) e receptação de animais (artigo 180-A do Código Penal).

No total, 325 militares estaduais já foram realizaram o Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária – CCPRC (entre os anos de 2022 e 2023). O Programa Patrulha Rural Comunitária, versão 4.0, tem a missão de planejar e executar o patrulhamento rural comunitário e outras ações do policiamento ostensivo em conjunto com a operacionalização de recursos tecnológicos avançados, a fim de prevenir e reprimir a incidência de furto/roubo a cooperativas e propriedades rurais, de forma a complementar a segurança e a tranquilidade na área rural. Além disso, o programa visa a mobilização comunitária nas regiões rurais para atuação em coparticipação e coprodução com a Polícia Militar, com vistas à inovação e maior integração com a sociedade.