Militares estaduais pesquisadores em Ciências Policiais apresentam trabalhos em seminário internacional 27/11/2021 - 12:14

 

Uma delegação composta por quatro militares estaduais do Paraná esteve em Brasília de 24 a 26 de novembro de 2021, onde apresentou trabalhos no 1º Seminário Internacional de Pesquisadores e Editores na Área de Segurança Pública.

O 1º Ten. QOPM José Eleutério, do 20ºBPM, apresentou o artigo "Estabelecendo parâmetros para a fabricação de camburões mais resistentes".

O 1º Ten. QOPM Cristian Andres de Jesus, da COGER, apresentou o estudo "Afastamentos médicos por CID ‘M’ e ‘S’ e por dor lombar em policiais militares do Paraná: uma análise do impacto da pandemia da Covid-19".

O 1º Ten. QOPM Danilo Alexandre Azolini, da Diretoria de Pessoal, apresentou o trabalho "Rede de proteção social ao veterano".

Por fim, o Sd. QPM 2-0 Leonardo Minozzo Ferreira, do 2º SGBI, apresentou o artigo "Nível de atividade física do bombeiro militar em tempo de pandemia da Covid-19".

 

Ainda outros dois trabalhos de autores militares estaduais foram exibidos no formato pôster. O Cap. QOPM Milton Isack Fadel Neto exibiu "Comportamento mecânico da Coluna Vertebral e a Dor lombar Durante a Jornada de Trabalho de policiais Militares Motociclistas". O Ten.-Cel. QOPM Darany Luiz Alves de Oliveira exibiu "TFESP – Centro de Pesquisa e Extensão para policiais e bombeiros militares na Universidade Tecnológica Federal do Paraná".

 

Todos os trabalhos citados contaram com a coautoria de pesquisadores civis.

 

Assim, a PMPR se fez presente com seis trabalhos científicos, juntamente com o artigo apresentado pelo Cap. QOPM Rafael Gomes Sentone, coordenador de segurança no Tribunal de Justiça, intitulado "Política pública de segurança e de abordagem educacional: Força Verde Mirim da PMPR", tornando-se um dos órgãos de segurança pública com maior representação nesse prestigiado evento. Cinco dos trabalhos foram feitos em colaboração com pesquisadores do TFESP (Treinamento Físico-Esportivo: Saúde e Performance), projeto de extensão ligado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que possui uma linha de pesquisa voltada à saúde e à inovação do treinamento físico de policiais e bombeiros militares.