Militares estaduais são homenageados durante sessão solene na Assembléia Legislativa do Paraná, em Curitiba 08/07/2019 - 09:00
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
A homenagem a policiais e bombeiros militares pelos 165 anos da Polícia Militar foi durante uma sessão proposta pelo deputado estadual Coronel Lee, para eternizar a gratidão aos policiais que perderam a vida ou se feriram ao atuarem para defesa da segurança pública. A sessão solene foi na noite de quarta-feira (07/08).
Até pouco tempo atrás integrado às fileiras da Polícia Militar, o coronel Lee destacou que os policiais militares são heróis, pois doam a sua vida sem temor, pois cumprem o juramento de sangue. “Nós afirmamos e passamos a vida dizendo que os verdadeiros heróis eles não estão interessados em fama ou em dinheiro, eles querem saber da missão cumprida, para os policiais militares, basta apenas a satisfação do dever cumprido”, disse.
Durante o evento foram entregues 34 certificados a policiais militares, sete medalhas a ex-Comandantes-Gerais da PM e 10 certificados post mortem. A mesa diretiva do evento foi composta pelos deputados estaduais Coronel Lee, soldado Adriano José e o delegado Rubens Recalcatti (Presidente da Comissão de Segurança Pública), pelo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, coronel Romulo Marinho Soares, pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, representando o Comando-Geral da PM, coronel Samuel Prestes, e o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Ricardo Silva.
Também compuseram a mesa diretiva os presidentes de associações de classe da PM e do Corpo de Bombeiros: o presidente da Associação da Vila Militar, coronel Whasington Alves da Rosa, o presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR, coronel Isaias de Farias e o presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (AMAI), coronel Altair Mariot.
O secretário de Segurança Pública, coronel Marinho, mencionou a dedicação que os policiais militares aplicam diariamente para cumprir a missão de proteger os cidadãos de bem. “Lembramos aqui o sacrifício de homens e mulheres, que envergam a farda da Polícia Militar todos os dias, saem de suas casas para proteger a sociedade, sem saber se ao final do turno de serviço poderão estar novamente no conforto do lar. Nosso profundo respeito aos bravos policiais militares que no cumprimento do dever deram a própria vida, levaram até o último suspiro o compromisso com a população paranaense”, disse. 
A homenagem faz parte do calendário de eventos para marcar os 165 anos de criação da Polícia Militar e, segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, demostra a valorização à tropa. “O Corpo de Bombeiros, como unidade orgânica da Polícia Militar do Paraná também participa das comemorações nessa data tão importante. São 165 anos de história. Para os nossos homens, policiais e bombeiros militares, esta homenagem se revestem em um momento especial, porque temos a missão de saudar as pessoas, zelando pela integridade física delas”, disse.
A sessão plenária ficou cheia de familiares de policiais militares que recentemente perderam seus entes queridos que envergavam a farda da Corporação. Comandantes de unidades e integrantes de diversos batalhões e unidades especializadas estiveram presentes na cerimônia pra prestar a homenagem aos que sofreram ferimentos durante o atendimento de ocorrências e também aos que foram até as últimas consequências e derramaram o próprio sangue em favor da segurança pública. 
“O reconhecimento a esses militares estaduais é motivo de orgulho e de muita emoção, nós temos aqui familiares de policiais que faleceram em confronto. Tenho certeza que esse evento vai ficar marcado na nossa história e na vida de todos os presentes nesta homenagem”, disse o Comandante do 1º Comando Regional da PM, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira.
O tenente-coronel Hudson falou ainda que a admiração da população pelo serviço e abnegação dos policiais militares é a maior marca em 165 anos de história da Corporação. “A nossa maior conquista é o respeito que o cidadão tem pelo policial militar paranaense. Um exemplo disso é a procura que nós temos de crianças que vão até os nossos batalhões pedindo para tirar foto conosco, pedindo que nós participemos de eventos como aniversário”, acrescentou.
Estiveram na solenidade comandantes de unidades, oficiais e praças da Corporação. Ex-Comandantes-Gerais da PM que contribuíram para o fortalecimento da Corporação também marcaram presença, entre eles o coronel Raul Victor Lopes, coronel Cezar Maingué, coronel Nemésio Xavier de França Filho, coronel Itamar dos Santos, o coronel Rodrigo Larsen Cartens, coronel Maurício Tortato e a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha.


