Ministério da Cidadania entrega mais de 230 viaturas durante solenidade na APMG em São José dos Pinhais, na RMC 07/02/2020 - 16:12
Marcia Santos
Jornalista Responsável
A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) sediou na manhã desta sexta-feira (07/02) a entrega de 237 viaturas para 167 municípios do estado do Paraná. A entrega foi realizada pelo Ministério da Cidadania à rede de proteção do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, estiveram presentes no evento.
“Essa é a maior entrega de veículos que nós já fizemos e será destinado para a população mais vulnerável, que são os pobres e deficientes físicos ou mentais. Temos ônibus que tem elevador para cadeirantes, e carros para ajudar na mobilidade do serviço de assistência social”, disse o Ministro Osmar Terra.
“Essa é parceria do Governo Federal, com os Ministérios, e a nossa bancada federal integrada. Todos estão preocupados com as ações sociais do estado, que colabora muito com nosso governo”, disse o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.
Para o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, é uma honra poder ceder o espaço da APMG para o Governo Federal fazer a entrega destas viaturas. “Embora não haja uma destinação específica desses veículos para a segurança pública e para a PM, esses veículos serão utilizados pela comunidade que servimos. Eles irão beneficiar órgãos como a APAE e outros órgãos da administração e a PM é um participante, que está fazendo a aglutinação desses elementos”, disse.
“A administração pública existe para todos, mas temos que ter a consciência que o serviço público tem que ter um olhar social, um olhar para aqueles que mais precisam”, disse o prefeito da cidade de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon.
MOBSuas - Em 2019, foram entregues 455 veículos incluídos na política de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MOBSuas) em todo o Brasil, sendo 224 carros de passeio e 231 micro-ônibus. Os micro-ônibus são adaptados e tem capacidade para 28 passageiros, um motorista e um cadeirante.
Os automóveis são adquiridos de forma descentralizada, por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução do tempo e otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.
A cidade de São José dos Pinhais foi uma das cinco cidades selecionadas para participar do projeto-piloto Em Frente Brasil, que é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) em conjunto com as forças de segurança pública federais, estaduais e municipais para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social.
Estiveram presentes na solenidade a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro; o Ministro da Cidadania, Osmar Terra; a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; o Secretário Estadual de Segurança Pública do Estado do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares; o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos; o Diretor-Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu; o Vice-Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o Prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon.
Também estiveram presentes, a primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, e a Presidente da Cruzada Social Cosme e Damião da PM, Eliane Mara Stevão de Matos, além de Prefeitos de diversos municípios do estado do Paraná.