Missão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança 05/11/2025 - 22:03
A Polícia Militar do Paraná participou, nesta quarta-feira (5), do lançamento da Missão Paraná III – Operação Sinergia IV, desta vez em Ponta Grossa, cidade que é referência regional nos Campos Gerais. O evento reuniu autoridades civis e militares e marcou mais uma etapa das ações voltadas ao fortalecimento da integração entre as forças de segurança e à aproximação com a comunidade. Estiveram presentes o Comandante-Geral em exercício da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer; o Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira; o vice-prefeito de Ponta Grossa, Moisés Elias Ribas Faria, além de demais autoridades civis e militares e representantes da Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa.
Com localização estratégica e reconhecida importância econômica para o estado, o município se destaca pela força do agronegócio, pelo setor industrial e pelo crescente desenvolvimento logístico. A cidade é considerada o principal centro urbano da região dos Campos Gerais, integrando um eixo de grande relevância que inclui municípios como Carambeí, Castro, Palmeira, Telêmaco Borba e Tibagi.
A população ponta-grossense teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da PMPR e demais forças de segurança por meio da exposição de viaturas, equipamentos e materiais operacionais. Visitando os estandes das forças, puderam interagir com os profissionais da segurança pública. A Banda da Polícia Militar do Paraná animou o público presente, apresentando um repertório variado com clássicos da música nacional e internacional.
Em entrevista, o Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira, explicou que o planejamento da operação prevê atuação educativa, ostensiva e repressiva em diversas frentes. “Identificamos pessoas ligadas ao crime organizado, locais de tráfico de drogas também identificados. Já tivemos operações essa semana onde cumprimos mandados de prisão, realizamos apreensões, mas também faremos uma atuação geral de fiscalização, por exemplo, a pessoas que ingerem bebida alcoólica e conduzem veículos, visando preservar vidas no trânsito”, acrescentou.
Também durante entrevista, o Comandante-Geral em exercício da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, destacou que as ações integradas têm como foco garantir a pronta resposta que a comunidade espera da corporação. “A PMPR atua de forma participativa e próxima do cidadão, fortalecendo a confiança da sociedade na instituição e ampliando a percepção de segurança em todas as regiões do Estado e, hoje em especial, na cidade de Ponta Grossa”, afirmou.
A Missão Paraná evidencia o trabalho conjunto das forças de segurança em diferentes regiões do Estado, ampliando a eficiência das ações e o alcance das políticas voltadas à proteção das pessoas. A mobilização reflete a dedicação dos profissionais que contribuem diariamente para a manutenção da ordem e o bem-estar da sociedade paranaense.
RESULTADOS - Em dois dias de execução, a nova fase da Operação Sinergia IV, integrada à Missão Paraná III, contabilizou 2.027 pessoas abordadas, 897 veículos fiscalizados, 58 prisões, 91 mandados judiciais cumpridos e três armas de fogo apreendidas. As forças de segurança também interceptaram 616,5 quilos de maconha, 8,5 quilos de cocaína, uma porção de crack e recuperaram um veículo, além de realizarem 40 ações educativas e preventivas com 670 participantes e cinco revistas prisionais. A operação segue até sexta-feira (7) nos Campos Gerais e Centro-Sul do Estado.
Centro de Comunicação Social da PMPR.




























































