No Litoral, policiais militares realizam sonho de fã mirim em festa de aniversário 20/02/2022 - 16:30

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde (BPAmb-FV) participaram da festa de aniversário, de nove anos, da pequena Alice Maria Gerolin, fã da Polícia Militar. A festa aconteceu na sexta-feira (17/02) em Pontal do Paraná, região do litoral paranaense. A ação policial foi voluntária e teve por objetivo direto atender o desejo da criança de conhecer os policiais mais de perto e que eles participassem de seu aniversário. Com estas atividades, a PM se aproxima da comunidade, principalmente ao estreitar os laços entre crianças e policiais militares.

A pequena Alice Maria recebeu os policiais na sua casa e pode comemorar o aniversário junto com a sua família e amigos e, ainda, ganhou presentes dos policiais, como um boné da Polícia Ambiental e um botton da corporação. Na hora do Parabéns, a menina demonstrou sua alegria e gratidão, entregando o primeiro pedaço do bolo a um policial. “Muito obrigada”, disse.

Para o Cabo Eduardo Camargo dos Santos, da 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Paranaguá, este tipo de ação é um trabalho específico e importante, porque as crianças se aproximam da polícia e aprendem sobre a importância da segurança pública em si, têm oportunidade de ouvir um pouco de nosso trabalho e conhecer alguns de nossos equipamentos, como a viatura.

"Muitas vezes as pessoas usam a polícia para reprender as crianças, o que não é correto, pois estamos para ajudar, e quando fazem isso, mostra o contrário. Quando uma criança vê um policial fardado ou uma viatura tem que se aproximar para poder  ver essa pessoa, este policiail, como um amigo e não como inimigo. Não queremos que as crianças tenham medo, queremos estar próximos delas", afirma.

A surpresa aconteceu após um pedido da mãe da Alice Maria, Fernanda Gerolin, que é pequena empresaria, e tem um policial como cliente de sua fábrica. Em conversa com ele, Fernanda perguntou se havia uma forma de atender o pedido de sua filha, que sempre quis ser policial. 

"Quando Alice vê os policiais nas ruas sempre gosta de tirar fotos, de abraçar e conversar. Então, desde pequena, gosta muito desta profissão. Perguntamos para ela qual tema queria para o aniversário e ela escolheu o policial”, conta. “Este trabalho é muito importante, pois a maioria das crianças têm medo da Polícia e este tipo de ação aproxima a criança do policial", explica. 

Participaram da ação comunitária, o cabo Eleandro Mulhstdtt da Silva e o cabo Eduardo Camargo dos Santos, atuantes na Polícia Ambiental. “Muitas vezes, por meio de um gesto como este, que para nós não custa nada, inspiramos o futuro de uma criança”, conclui Camargo.

GALERIA DE IMAGENS