Nos Campos Gerais, Comandante-Geral fala com o efetivo e aproxima Corporação dos municípios 23/09/2021 - 19:40

Ao visitar o 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM), nesta quinta-feira (23/09), o Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, acompanhado pelo Comandante do 4º Comando Regional da PM (4º CRPM), coronel Edmauro Assunção, conversaram com oficiais e praças e reuniram os prefeitos da região de Telêmaco Borba para que haja uma parceria com o objetivo de fortalecer as ações contra à criminalidade.

“Foi uma reunião de trabalho aonde ouvimos o Comandante do Batalhão, do que ele tem feito, assim como os prefeitos de maneira respeitosa. Todas as demandas que eles nos trouxeram e vamos levar isso para ver qual a resposta que conseguimos dar a curto prazo. As maiores dificuldades são em relação a efetivo e aplicação e isto está sendo verificado para, em breve, darmos uma resposta”, disse o coronel Hudson.

Os coronéis foram recepcionados pelo comandante da unidade, tenente-coronel Marcos Ginotti Pires, que comanda da unidade desde outubro de 2019. Juntamente com os oficiais, ele demonstrou o quantitativo de prisões e apreensões feitas ao longo do ano e também explicou a organização administrativa e operacional. O balanço de janeiro a setembro é de 739 prisões, 139 armas de fogo apreendidas e 846 quilos de drogas retiradas de circulação.

Depois, o Comandante-Geral esteve com as praças no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR) da cidade para falar dos projetos em andamento em favor do efetivo. Dentre os assuntos tratados foram a oferta de cursos de especialização e de aperfeiçoamento, a escala extrajornada voluntária, o sistema de proteção social e as ações para aquisição de novas viaturas e outros trabalhos.

Os prefeitos dos municípios atendidos pelo 26º Batalhão participaram de uma reunião em conjunto com o coronel Hudson, o coronel Edmauro e o tenente-coronel Ginotti para tratar das necessidades de policiamento ostensivo e outras situações que possam ser verificadas pelo Alto Comando da PM. O reforço do patrulhamento rural e a participação das prefeituras com convênios para fortalecer o programa de escala extrajornada voluntária foram temas centrais do encontro.

Estiveram na reunião o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos; o prefeito de Ortigueira, Ary Oliveira Mattos; o prefeito de Sapopema, Paulo Maximiano de Souza Júnior; o prefeito de Ventania, José Luiz Bitencourt; o prefeito de Tibagi, Artur Ricardo Noite; o prefeito de Curiúva, Nata Nael Moura Dos Santos; o prefeito de Reserva, Lucas Machado Ribeiro; o prefeito de Figueira, José Carlos Contiero, e o prefeito de Cândido de Abreu, Renan Menck Romanichen, Sr. Darci Schactae.