Nova sede do 21º Batalhão da PM é inaugurada em Francisco Beltrão 10/09/2021 - 09:13

Uma estrutura moderna e condizente com as necessidades da Polícia Militar foi entregue ao 21º Batalhão, em Francisco Beltrão, nesta quinta-feira (09/09). O prédio é a nova sede da unidade e sediará setores administrativos e operacionais, contando ainda com um espaço para atender a população. A inauguração contou com a presença do Governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, acompanhado pelo secretario da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. Integrantes da Assembléia Legislativa, prefeitos da região Sudoeste e membros da comunidade participaram da cerimônia.

A unidade, com quase 1.300 mil metros quadrados, recebeu recursos no valor de R$ 2,7 milhões para a concretização da obra, que até então funcionava em edificação antiga e inapropriada. As novas instalações, anexas à antiga estrutura do 21º BPM, no bairro Luther King, estão subdivididas em seção de pessoal, de trânsito e também repartição para registro de boletins em casos de acidentes. A obra foi iniciada no segundo semestre de 2019 e finalizada no primeiro semestre deste ano.

“É responsabilidade do Estado manter um ambiente adequado para o trabalho da Polícia Militar. Há muitos anos era necessário erguer uma estrutura eficiente em Francisco Beltrão onde a Polícia Militar pudesse se organizar e desempenhar sua função da melhor maneira”, afirmou o governador.

De acordo com Ratinho Junior, os investimentos em segurança são frequentes. Ele disse que o planejamento do Estado prevê a contínua modernização das forças de segurança, com estruturas melhores, veículos e equipamentos de ponta para os policiais. “Fazer segurança pública é um desafio diário. É necessário pensar na estrutura, inteligência e tecnologia. Estamos trabalhando para oferecer o que há de melhor para os policiais paranaenses”, disse.

Na visão do secretário Marinho, a nova estrutura vai melhorar as condições de trabalho dos militares estaduais e reforçar o combate à criminalidade, principalmente com relação ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho. "A inauguração desse batalhão motiva os profissionais para que eles possam nos ajudar no enfrentamento à violência. É um avanço vital para nós que chegou em uma boa hora para levar mais segurança à população que vive nesta região", afirmou

O secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, ressaltou que os policiais, que antes dependiam de instalações precárias, tem agora um espaço adequado para atuar. “Isso garante um bom atendimento para toda a população dos 26 municípios do Sudoeste, cobertos pelo Batalhão”, arrematou.

A qualidade do prédio é um diferencial, segundo o Comandante do 21º Batalhão, tenente coronel Edson Roberto Cechinel da Silva. “Nosso trabalho atende 26 municípios do Sudoeste e vai estimular o policial militar, que vai atuar num local mais bonito, arejado. Também é importante para a população que poderá vir até nós e ser atendida numa estrutura melhor. Isso faz parte de um esforço do Governo do Estado com outros investimentos que valorizam a atuação do nosso policial", explicou.

Para o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, o prédio, além de ser uma ferramenta que melhora a segurança do Sudoeste, simboliza o respeito pela região. “Temos uma parceria forte e consolidada com o Governo do Paraná. Essa é uma estrutura importante, uma vez que a cidade cresce e demanda cada vez mais reforço na segurança pública”, afirmou.

21º BPM – Criado em 2010, o Batalhão atende parte do Sudoeste do estado e faz policiamento em 26 municípios, incluindo a divisa do Paraná com Santa Catarina e a fronteira com a Argentina, pontos que recebem uma atenção especial da Polícia Militar. Os municípios atendidos são Francisco Beltrão, Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola do Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste e Verê.

O 21º BPM congrega a 1ª Companhia de Francisco Beltrão, 2ª Companhia em Dois Vizinhos, 3ª Companhia de Santo Antônio do Sudoeste e 4ª Companhia de Capanema.

PRESENÇAS – Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano;  deputado federal Vermelho; deputados estaduais Paulo Litro, Wilmar Reichembach e Nelson Luersen; o comandante do 5° Comando Regional da PM, coronel Sérgio Almir Teixeira; o comandante da 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, tenente coronel Luiz Cláudio; o comandante do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, major Heitor Soster; e o subcomandante do 21° Batalhão , major Rogério Gomes Pitz, além de autoridades da região.