Novas viaturas e equipamentos reforçam atuação da PMPR na região oeste do Paraná 20/05/2026 - 19:50

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) recebeu nesta quarta-feira (20) um reforço operacional para ampliar as ações de policiamento ostensivo na região Oeste do Estado. Ao todo, 15 novas viaturas foram entregues para unidades que atuam em municípios da região de Cascavel, fortalecendo a presença policial, a mobilidade das equipes e a capacidade de resposta da corporação no atendimento de ocorrências.

Os veículos passam a integrar imediatamente a frota operacional utilizada pela PMPR nas atividades de patrulhamento preventivo e ostensivo, ampliando as condições de atuação dos policiais militares nas cidades contempladas.

Conforme destacou o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Saulo de Tarso Sanson, os investimentos em viaturas, armamentos e equipamentos ampliam a capacidade de resposta das forças de segurança em todas as regiões do Estado. “As entregas já refletem diretamente no trabalho operacional das equipes. Ontem mesmo, o helicóptero Falcão 15, recentemente incorporado pelo Governo do Estado, atuou em conjunto com as equipes em solo na rápida prisão dos envolvidos em um latrocínio ocorrido em Santa Catarina, localizados aqui na região. São equipamentos modernos, viaturas e armamentos que entram imediatamente em operação para fortalecer o combate à criminalidade e garantir mais segurança para a população”, afirmou.

As novas viaturas da PMPR foram distribuídas entre os municípios de Cascavel, Guaíra, Quedas do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Matelândia, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Diamante do Oeste, Mercedes, Santa Helena, Assis Chateaubriand, Corbélia e Iracema do Oeste. O reforço amplia a capacidade operacional das equipes policiais militares e fortalece o policiamento preventivo em toda a região Oeste.

De acordo com o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Valmir de Souza, as novas viaturas e equipamentos representam um reforço direto para a atuação policial nos municípios atendidos. “As viaturas e equipamentos chegam para dar melhores condições de trabalho aos policiais que estão nas ruas, com mais segurança e agilidade no atendimento à população. A distribuição já começa imediatamente após a solenidade, permitindo que os policiais utilizem os novos recursos assim que chegarem aos municípios.”

A entrega integra o maior pacote de investimentos da história da segurança pública do Paraná, coordenado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), que soma R$ 338 milhões destinados à modernização das forças policiais e de resgate em todo o Estado. O programa prevê a distribuição de 1.245 veículos, 3,2 mil armamentos, 29 embarcações e novos equipamentos tecnológicos para as corporações paranaenses.

O pacote estadual para a região também contemplou a Polícia Civil do Paraná (PCPR), com 25 viaturas; a Polícia Penal do Paraná (PPPR), com seis veículos; e a Polícia Científica do Paraná (PCIPR), com três novas viaturas. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) recebeu ainda duas embarcações destinadas às operações de busca, salvamento e resgate aquático.

Centro de Comunicação Social da PMPR.

GALERIA DE IMAGENS