Oficiais da PMPR participam de 1º Seminário de Abordagens a Embarcações, no Amazonas 24/05/2019 - 11:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A Polícia Militar do Paraná participou do 1º Seminário de Abordagens a Embarcações, dos dias 20 a 23 de maio, e foi representada pelo capitão Luciano Buski, do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), e pelo tenente Thiago Lopes Ribeiro, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). O evento, proposto pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foi organizado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), na capital amazonense, e reuniu agentes de segurança pública de diversos estados brasileiros.

O seminário contou com a participação de oficiais do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, das Polícias Militares de Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio de Janeiro e integrantes das Polícias Civis de todo o País.

Como foi percebido ao longo do evento, quando houve simulações de abordagens adotadas por diferentes tropas especializadas, as técnicas utilizadas durante as ações envolvendo embarcações ainda variam entre os estados da União Federativa.

Por isso, o intuito do encontro era estabelecer um padrão para os procedimentos de abordagens policiais em ocorrências dessa natureza por todo o país. Além dessas simulações, o seminário ainda contou com a exposição de materiais utilizados pelas forças de segurança para o policiamento.

“Conhecer a realidade de outras Corporações foi uma oportunidade única. A troca de experiências foi excepcional”, comenta o comandante do Pelotão do Corpo de Operações de Busca e Repressão Anfíbio (COBRA), tenente Ribeiro. “Além disso, foi uma honra representar o BPFron, através do COBRA, que o Comando Geral tanto incentiva”, acrescenta.

“É uma grande responsabilidade carregar o nome da Corporação em outro estado”, diz o comandante da 3ª Companhia (3ª CIA) do BPAmb-FV, capitão Luciano Buski. “A ideia é que a gente, daqui para frente, multiplique o conteúdo recebido, objetivando a proteção ao capital humano, maior bem de uma Instituição”, completa.

GALERIA DE IMAGENS