Operação Bloqueio no bairro Vila Fanny em Curitiba resulta em prisão por porte ilegal de arma de fogo. 26/05/2025 - 16:26

Durante uma operação de fiscalização de trânsito realizada na semana passada, no bairro Fanny, uma equipe da Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), identificou um veículo transitando com indícios visíveis de infração. Ao ser dada a ordem de abordagem, a condutora demonstrou comportamento suspeito, retardando o desembarque e manuseando uma bolsa posicionada entre suas pernas. Ao ser questionada, ela afirmou portar uma arma de fogo, apresentando documentos de registro, porém sem portar a Guia de Tráfego, documento obrigatório para o transporte regular da arma.
Na revista veicular, foi localizada uma pistola calibre 9mm, da marca Sig-Sauer, municiada com 20 munições, dentro de uma bolsa preta no assoalho do banco do condutor. Também foram encontrados dois carregadores adicionais com mais 17 munições no total, três munições avulsas (9mm) e uma munição calibre .45 no console central.
Diante da situação, foi dada voz de prisão à condutora pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ela foi conduzida à Central de Flagrantes, e o veículo foi removido ao pátio do Detran por pendências de licenciamento, conforme previsto na legislação de trânsito.
O BPTran reforça à população que, mesmo no caso de pessoas com registro como Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), o transporte de armas de fogo exige a apresentação da Guia de Tráfego (GT) e o cumprimento de requisitos legais. O porte de arma fora dos parâmetros legais configura crime e pode acarretar medidas penais. Armas devem ser transportadas de forma descarregada, segura e fora do alcance imediato do condutor, sendo expressamente proibido o porte municiado sem autorização específica. O respeito à legislação garante mais segurança nas vias e contribui para a ordem pública.
Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!