Operação Hórus: veículos clonados são recuperados e cigarros contrabandeados são apreendidos em ações integradas da PM, PF e GEFRON 30/06/2021 - 13:53

No âmbito da Operação Hórus, policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com apoio de policiais federais e de integrantes do Grupo de Especial de Segurança de Fronteira de Mato Grosso (GEFRON), apreenderam dois carros carregados com cigarros contrabandeados e localizaram diversos veículos clonados, em ocorrências distintas. Os casos aconteceram no domingo (27/06) e na segunda-feira (28/06), nas cidades de Toledo e Guaíra, no Oeste paranaense.

Na ação mais recente, na segunda-feira, durante uma ação integrada com a Polícia Federal, os policiais da fronteira em serviço notaram que um grupo de pessoas fazia o transbordo de uma carga em um porto clandestino, porém, logo ao perceberem a aproximação da equipe, fugiram em meio a mata. Após vistoria no local, dois carros carregados com 3,5 mil pacotes de cigarro (no total) foram apreendidos.

De acordo com as informações do Batalhão de Polícia de Fronteira, estima-se que o prejuízo causado ao crime organizado da região foi de R$ 220 mil. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra.

No dia anterior, outra ação do BPFron integrado com o Grupo de Especial de Segurança de Fronteira de Mato Grosso resultou na recuperação de quatro carros e uma motocicleta. De acordo com o batalhão, foram feitas buscas pela localização de um carro específico que, anteriormente, já havia sido abordado em uma cidade específica do estado de Mato Grosso e que, após ser encontrado, também foi possível constatar que os demais veículos abordados no estado do centro-oeste eram clonados. Desta forma, após serem recuperados os automóveis, o BPFron estima que o prejuízo causado aos criminosos que lidavam com estes veículos foi de aproximadamente R$ 233 mil.

As ações integradas dos órgãos de segurança pública, federais e estaduais ocorrem pelo amparo legal do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que busca integrar e articular ações de segurança pública da União, de inteligência, de controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira, incluídas suas águas interiores e costa marítima.

Marcia Santos - Jornalista responsável