Operação Maré Alta intensifica operações policiais no Litoral 01/10/2021 - 13:00

A Polícia Militar deu início na última semana à operação Maré Alta. Com isso, diversas equipes estão no Litoral para reforçar o policiamento preventivo e promover abordagens a pessoas e veículos. Os primeiros sete dias de trabalho resultaram em cinco prisões e três armas de fogo apreendidas.

A coordenação da operação é do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), que pertence ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM). Unidades especializadas da corporação, como o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), ajudam a compor o efetivo.

A operação também conta com apoio da Guarda Civil Municipal de Paranaguá (GUAMUPA), tanto no patrulhamento motorizado quanto nas abordagens e vistorias.

O Comandante do 1º CRPM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, disse que a operação é um esforço conjunto das forças de segurança para diminuir os homicídios, principalmente em Paranaguá. “A primeira semana de operação foi muito produtiva pela apreensão de armas de fogo e prisão de alguns foragidos”, explicou.

Cerca de 400 pessoas e 200 veículos foram abordados nos sete municípios litorâneos, que resultaram, além das prisões, em um encaminhamento para confecção de Termo Circunstanciado, um adolescente apreendido, 11 veículos recolhidos ao pátio e 12 Autos de Infração de trânsito lavrados. Os militares estaduais apreenderam 66 gramas de cocaína, 367 gramas de crack e 56 gramas de maconha.

Em uma das situações, os policiais abordaram um veículo no município de Matinhos, na segunda-feira (27), e encontraram munição. Na casa do motorista a equipe policial localizou mais oito munições, uma pistola, R$ 852,00 em dinheiro e um celular. Na quarta-feira (29), os militares estaduais prenderam um homem e apreenderam 1,7 mil pedras de crack, 196 porções de maconha e quatro embalagens de cocaína.

Os trabalhos devem continuar no mesmo ritmo até o início da temporada de verão. “Teremos um grande contingente policial durante o verão, inclusive com o Regimento de Polícia Montada, para assegurar a tranquilidade da população litorânea na época mais importante do ano para a região”, disse.

DENÚNCIAS – A população pode contribuir com as ações da Polícia Militar denunciando crimes e pessoas procuradas pela Justiça através do Disque Denúncia 181, o qual preserva o anonimato do denunciante, ou por meio do telefone de emergência 190. As informações são importantes para auxiliar as equipes policiais nas abordagens.