Operação PATAMO: Comando Regional desencadeia ação na capital para reforçar policiamento, resultando em prisões e apreensões 05/04/2024 - 15:52

A Polícia Militar do Paraná, por meio do 1° Comando Regional da Polícia Militar (1° CRPM), lançou nesta quinta-feira (4) a Operação PATAMO. Com o objetivo de intensificar a atuação das equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) das unidades da capital, foram mobilizadas equipes de ROTAM pertencentes às unidades subordinadas ao 1° CRPM. A iniciativa resultou no cumprimento de dois mandados de prisão, apreensão de seis quilos de drogas ilícitas, munições e inúmeras pessoas e veículos abordados e vistoriados.

Equipes do 12°, 13°, 20° e 23° Batalhão de Polícia Militar (BPM) atuaram, por meio de patrulhamento ostensivo, bloqueios e abordagens. Para o planejamento da Operação PATAMO, foram considerados os indicadores de crimes violentos contra a vida e contra o patrimônio, que têm influência direta sobre a sensação de segurança do cidadão. A ação, que se estendeu até as primeiras horas desta sexta-feira (5), deve ocorrer semanalmente, visando reduzir os índices criminais e aumentar a percepção de segurança da população.

Para o Comandante do 1º CRPM, Tenente-Coronel Sergio Augusto Silva, a Operação PATAMO foi idealizada com o intuito de prover maior segurança à população de Curitiba. "Atuamos com o emprego dos Pelotões de ROTAM, tropa destinada ao recobrimento da malha protetora, especialmente treinada e equipada para fazer frente a ações criminosas mais violentas", afirmou o Comandante.

RESULTADOS EM DIVERSAS REGIÕES DA CAPITAL - Em uma das ações, uma equipe de ROTAM do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizava patrulhamento no bairro Uberaba, quando abordou o condutor de um veículo BMW de cor branca. No veículo, foram encontradas duas porções de haxixe, pesando 180 gramas. As diligências continuaram e ainda foi descoberta uma residência inabitada, no bairro Rebouças, onde foram localizadas drogas e munições. As apreensões incluíram 4,2 kg de maconha, 380 gramas de cocaína, 25 comprimidos de ecstasy, 16 pontos de LSD, além de seis gramas da substância denominada "MDMA". Treze munições de calibre 9mm e seis de calibre .357, um celular e duas balanças de precisão também foram apreendidas na ação. O homem de 25 anos foi conduzido à Central de Flagrantes da Capital, onde foi preso em flagrante.

Em outra ação, no bairro Parolin, uma equipe de ROTAM do 12º BPM abordou um grupo de pessoas que estava em atitude suspeita. Após consulta aos sistemas de investigação da corporação, constatou-se que dois dos indivíduos possuíam mandados de prisão em aberto. Um homem de 32 anos possuía mandado por tráfico de drogas e o segundo envolvido, de 21 anos, tinha um mandado em seu desfavor pelo crime de roubo agravado, quando existe ameaça à vítima. Ambos foram presos e encaminhados à Cadeia Pública.

Esta iniciativa reforça o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a segurança dos cidadãos, no combate à criminalidade e garantia da lei e da ordem na capital. A população pode contribuir com ações como esta por meio de denúncias nos canais telefônicos 190 e 181, além do APP190, disponível para dispositivos móveis.

Comunicação Social da PMPR.