Operação Recomeço: Ação integrada é lançada pela PMPR com foco no atendimento à pessoa em situação de rua 19/08/2025 - 21:21

Na noite desta terça-feira (19), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), lançou a Operação Recomeço, no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba. A iniciativa reúne órgãos estaduais e municipais e busca garantir dignidade e oportunidades a pessoas em situação de rua.
O lançamento contou com a presença do Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; do Comandante do 1º CRPM, coronel Marcelo Roke Favero; de comandantes de unidades operacionais da PMPR na capital; da administradora da Regional Matriz, Ariane Assis; além de integrantes da Polícia Penal, Polícia Civil, Guarda Municipal, Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e demais parceiros.
O projeto-piloto terá duração inicial de 30 dias, sendo realizada duas vezes por semana. As atividades incluem atendimento social e encaminhamento voluntário a abrigos, emissão de documentos, além de melhorias urbanas em iluminação, limpeza e infraestrutura.
O Comandante do 1º CRPM, coronel Marcelo Roke Favero, destacou a importância da iniciativa. “Não podemos mais passar pelas ruas e assistir pessoas vivendo sem dignidade sem agir. A Operação Recomeço simboliza a união das instituições para mostrar que é possível oferecer um recomeço a quem mais precisa”, ressaltou o coronel.
O coronel Marcelo Roke Favero também enfatizou o caráter social da operação. “Nosso objetivo não é uma ação de polícia, mas apoiar os órgãos de assistência social, oferecendo dignidade e a chance de iniciar um novo caminho”. Por fim, ele acrescentou que uma análise criteriosa de dados, a partir do lançamento da operação, vai permitir um aperfeiçoamento das ações de cada órgão em prol do atendimento ao público vulnerável e toda a comunidade. “Ao final, avaliaremos o impacto prático dessa ação conjunta no acolhimento das pessoas em situação de rua. Não fazer nada, não é uma opção”, finalizou o Comandante.
A operação está alinhada às diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua e outros parâmetros que demonstram a necessidade de ações concretas e humanizadas para preservar a saúde, a vida e a dignidade desse grupo vulnerável. Os esforços coordenados entre os órgãos participantes buscam fortalecer a confiança mútua, demonstrando que existe a possibilidade de um novo começo para aqueles que mais necessitam.
Centro de Comunicação Social da PMPR.