Operação Reverentia da Diretoria de Inteligência- Setor PM Vítima resulta na prisão de autor de disparo contra Policial Militar em Curitiba 11/02/2022 - 17:12
Nessa quinta feira (10/02), equipes das Agências Locais de Inteligência do 17º BPM, do 20º BPM e o 3º Pelotão RONE lograram êxito na localização do autor da tentativa de roubo contra o soldado Romualdo Ferreira da Silva, o autor, na tentativa do roubo efetuou vários disparos de arma de fogo contra Romualdo que foi atingido na região do abdômen e pernas e o deixou hospitalizado em estado grave.
O CRIME – Na madrugada do dia 13 de junho de 2021, no bairro Campo do Santana, Curitiba/PR, o referido policial lotado no 17º Batalhão de Polícia Militar, havia sido vítima de um confronto armado, sendo atingido por 02 (dois) disparos de arma de fogo na região da cintura (posteriormente identificado que os disparos atingiram uma das pernas do PM). Ele foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador em quadro clínico grave, permanecendo hospitalizado. Em razão do fato, foi submetido a várias cirurgias na região de uma das pernas, fato este que culminou na amputação do membro. Segundo informações preliminares, 02 indivíduos tentaram roubar o policial militar, que reagiu, havendo confronto armado. Na época dos fatos autores se evadiram sem maiores informações.
A PRISÃO – As equipes do 3º Pelotão da RONE foram solicitadas para o cumprimento de mandado de busca e apreensão munidas de informações sobre o autor da tentativa de roubo, o qual estaria escondido em residências de conhecidos, com a chegada da equipe policial o suspeito tentou fugir pelos fundos da casa, pulando os muros da vizinhança, porém foi localizado logo após, em uma rua próxima. Na abordagem foi encontrado R$950 (novecentos e cinquenta reais) e um telefone celular, ele foi encaminhado a Delegacia de Furto e Roubo de Veículos.
A prisão foi o resultado do trabalho feito pelo setor PM Vítima que faz parte da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Paraná (DINT), que coletou informações e procurou estabelecer diligências no sentido de subsidiar a tomada de decisão por parte da autoridade competente, quanto a identificação dos prováveis autores do crime ocorrido em data de 13 de junho de 2021, o qual acometeu o Soldado Romualdo, o que ensejou na expedição de Mandado de Prisão preventiva, bem como no cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão.
Considerados os casos de policiais militares tombados e ameaçados em decorrência do serviço, foi elaborada a Diretriz 006/2021-CG que Institui o setor de PM Vítima na DINT, que tem como uma das principais missões o estabelecimento de protocolos de ação e a colaboração com a Polícia Judiciária no esclarecimento dos crimes de Ameaça, Tentativa de Homicídio e Homicídio contra policiais militares ou seus familiares em decorrência, exclusivamente, do exercício da função ou ainda, em represália a Instituição e/ou em retaliação a ações ou operações policiais.
Comunicação Social
Você sabe como funciona o setor PM Vítima? Baixe a apresentação em PDF no link abaixo:






















