Operação Vizinhança Escolar Segura reforça a atuação em colégios do Interior do estado 06/04/2022 - 16:00

O Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC) deflagrou a Operação Vizinhança Escolar Segura em diversos municípios da região Norte, Sul, Centro Sul e Oeste do estado. Mais de 63 policiais do BPEC e uma equipe do canil do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), atuaram no combate de atos ilícitos no ambiente escolar.

Para o Comandante do BPEC, tenente-coronel Adilar Lima, as ações da operação, além de levar mais segurança, também aproxima os policiais militares da comunidade para torná-lo participante na solução dos problemas. “Essa iniciativa também proporciona maior conscientização dos alunos por meio de projetos, palestras ou debates, coordenados pela Polícia Militar, para que seja possível detectar e extinguir fatores que causam risco à segurança do corpo docente e discente. Enfatizando também a importância de manter as operações em todas as companhias do BPEC”, disse.

De acordo com as informações repassadas pela unidade, o reforço no policiamento aconteceu nos municípios de Maringá, Sarandi, Cascavel, Cambé, Rolândia, Coronel Vivida, Chopinzinho e Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava e União da Vitória. As equipes intensificaram o policiamento com patrulhamento, pontos bases, além de abordagem de suspeitos, policiamento na entrada e saída dos alunos e palestras interativas.

A operação tem como objetivo combater atos ilícitos no ambiente escolar, além de inibir crimes dentro e no entorno das escolas, como o tráfico e uso de drogas, vandalismo, desordem, ameaças e agressões. No município de Foz do Iguaçu, uma equipe do Canil do 14º Batalhão fez uma apresentação de buscas com o cão em sala de aula para crianças e os funcionários conhecerem a Polícia Militar.

GALERIA DE IMAGENS