Operação do projeto “Em Frente Brasil” em São José dos Pinhais fecha com apreensão de uma pistola e prisões 11/10/2019 - 12:00

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

Duas pessoas foram presas e uma arma de fogo retirada de circulação após a integração de forças de segurança pública em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ao longo de uma operação do projeto “Em frente Brasil”, feita no município, na última quinta-feira (10/10).  A ação, conduzida pelo 17º Batalhão de Polícia Militar 17º BPM, contou com 50 viaturas da PM, Guarda Municipal e Força Nacional, além de apoio aéreo da PM.

“Os maiores ganhos da operação são a prevenção e aumento da sensação de segurança, devido a visibilidade que a população tem do policiamento, intensificado de maneira ostensiva”, diz o comandante do 17º Batalhão, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho. “Os bons resultados são percebidos através do bom número de apreensões e prisões efetuadas”, conclui.

A operação, segundo o balanço divulgado pela coordenação do projeto, abordou 486 pessoas e fiscalizou 134 veículos, a partir da realização de seis pontos de bloqueios. Dois automóveis acabaram recolhidos após a constatação de irregularidades e quatro notificações foram geradas ao fim das ações. Estabelecimentos comerciais também receberam atenção, oito foram fiscalizados

A primeira ocorrência registrada envolve a prisão de um rapaz após a abordagem a uma motocicleta, por volta das 19 horas. De acordo com o setor de Relações Públicas do 17º BPM, o rapaz, que estava acompanhado de outro homem, além de possuir um Mandado de Prisão em aberto contra ele, conduzia uma motocicleta com os documentos irregulares. Ele foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia, para a tomada de medidas cabíveis ao caso.

Na outra situação, no bairro Jardim Aristocrata, uma pistola foi apreendida com um rapaz que chamou a atenção dos policiais que patrulhavam a região por seu nervosismo diante da aproximação das viaturas. O homem, inclusive, segundo o que foi informado, teria acelerado o passo para tentar escapar de uma abordagem, mas acabou contido imediatamente.

A pistola, de calibre 380, foi apreendida com duas munições intactas, e o rapaz acabou encaminhado à Delegacia de São José dos Pinhais, juntamente com o artefato, para os procedimentos de praxe. Ambas as ocorrências são resultados da ação do projeto “Em Frente Brasil”.

PARTICIPANTES DA OPERAÇÃO – Para as ações de policiamento em São José dos Pinhais, nesta quinta-feira (10/10), foi utilizado o efetivo de várias unidades da Corporação, entre elas: policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE); do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e integrantes das equipes Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) de várias unidades que estão apoiando o projeto. Guardas municipais de São José dos Pinhais e policiais da Força Nacional também participaram das ações ativamente.

PROJETO EM FRENTE BRASIL - O projeto-piloto é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) em conjunto com as forças de segurança pública estaduais para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social. A iniciativa está em andamento desde o dia 30 de agosto em São José dos Pinhais e em outros cinco municípios brasileiros, com previsão de atividade até dezembro deste ano.