Operação em área de preservação ambiental permanente identifica mais de 150 moradias irregulares próximo ao Lago de Itaipu 21/08/2019 - 09:20
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV), juntamente com integrantes da Itaipu Binacional, fiscalizaram uma área pertencente à hidrelétrica na cidade de Santa Helena (PR), e identificaram mais de 150 moradias irregulares em área de preservação permanente. A operação foi na terça-feira (20/08) e resultou em um encaminhamento para lavratura de Termo Circunstanciado.
Das 170 casas, quatro estavam em construção. Segundo o BPAmb-FV, apenas 11 moradias estavam credenciadas e regulamentadas junto a Itaipu Binacional. Os policiais militares constataram várias irregularidades, como ligações de água e luz clandestinas, lixo e desmatamento.
Durante a operação, foi presa uma pessoa, apreendida uma motosserra, e feito um Termo Circunstanciado por dificultar e impedir a regeneração de área de preservação permanente. Os envolvidos ainda receberam um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 5 mil para cada um.