PARABÉNS BPTran, pelos seus 70 anos! 28/02/2022 - 19:22

A data oficial da criação do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar do Estado do Paraná estabeleceu-se em 28 de fevereiro de 1952, com o nome de Serviço de Guarda Sinaleiro de Trânsito da Polícia Militar, sendo o 1º Tenente Reinaldo José Machado (hoje, Coronel RR), o seu primeiro Comandante.

 

Em 1953, o Serviço de Guarda Sinaleiro, passou a denominar-se Companhia de Guardas Sinaleiros de Trânsito, passando a categoria de Unidade Independente e subordinada diretamente ao Comando Geral e no ano de 1955 passou a chamar-se Batalhão de Sinaleiros de Trânsito.

Posteriormente, o Batalhão de Sinaleiros de Trânsito passou a denominar-se Batalhão de Controle de Tráfego (BCT).

 

Em 17 de julho de 1973, foi criado o Pelotão de Motociclistas, com a finalidade de realizar o policiamento motorizado de trânsito e realizar o serviço de batedor e de segurança aproximada, quando do deslocamento de autoridades, comboios e da realização de competições desportivas e desfiles.

Posteriormente, em 1976, o BCT passou a denominar-se Batalhão de Polícia de Trânsito, ficando subordinado ao Comando do Policiamento da Capital, atual 1º Comando de Policiamento Especializado.

 

Em agosto de 1979, foi destacada uma equipe de 35 homens do BPTran para substituírem os funcionários civis no Plantão de Acidentes do DETRAN, com a missão de efetuar o levantamento de locais de acidentes no município de Curitiba, o que vem sendo feito até hoje.

PMPR, “Nós fazemos a diferença!”

 

Fonte: BPTRAN