PM apreende 1,1 tonelada de maconha no domingo pela Operação Metrópolis 19/10/2020 - 14:56

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

Em Assis Chateaubriand, Santa Helena e Guaíra, as equipes policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) apreenderam 1,1 tonelada de maconha neste domingo (18/10). As apreensões fazem parte da Operação Metrópolis, coordenada pelo 5º Comando Regional da PM (5º CRPM), que visa o combate ao narcotráfico na região de fronteira.

A primeira apreensão foi uma ação conjunta da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Companhia de Operações com Cães (COC) do BOPE numa abordagem a dois carros (um VW Gol e um Renault Clio) na PR 317, no distrito de São Clemente, em Santa Helena (PR). Uma denúncia repassada aos policiais apontava que um desses veículos estaria carregado de maconha e seguiria sentido litoral de Santa Catarina.

Dentro do porta malas do Clio os policiais militares encontraram 25 quilos de maconha. Com o apoio dos cães de faro do BOPE, foi possível encontrar mais oito quilos e meio da mesma droga e R$ 4.527,00 em dinheiro, escondidos em meio ao matagal, próximo do local da abordagem aos carros. Nesta ocorrência, dois adultos e três adolescentes foram encaminhados.

Depois, as equipes ROTAM do 19º Batalhão entraram em confronto com o motorista de um carro que fugiu da abordagem na cidade de Assis Chateaubriand. O suspeito entrou em óbito no local, sendo apreendida uma arma com ele. No veículo havia 35 quilos de maconha.

Já no período da noite, uma terceira ação do 19º Batalhão culminou na apreensão de pouco mais de uma tonelada de maconha em Guaíra. A droga estava num Hyundai Santa Fe, que fugiu de uma abordagem, e depois o motorista abandonou o veículo e fugiu a pé, não sendo encontrado.

A operação Metrópolis está em andamento desde o dia 09 de outubro, e conta com efetivos de todas as unidades da PM das regiões Oeste e Sudoeste do estado, além do apoio de unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), e o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV).

GALERIA DE IMAGENS