PM deflagra no Oeste operação de combate a crimes de maior risco 18/05/2021 - 13:20

Equipes policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), treinadas para dar suporte às unidades de área da PM nas ocorrências de maior periculosidade, estão na região de Cascavel nesta semana. A Operação Pronta Resposta IV foi lançada nesta terça-feira (18), no Centro da cidade, com a participação do subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres.

"Com este tipo de operação contamos com um reforço policial de unidades especializadas da Polícia Militar de modo a intensificar o policiamento ostensivo em todas as regiões do Estado para complementar o policiamento já existente, assim como ações de abordagem, bloqueios de vias, entre outras que contribuem para a redução da criminalidade", disse o coronel.

Cerca de 140 policiais militares e 35 viaturas estarão atuando na região Oeste. Depois, conforme a análise criminal, as equipes serão deslocadas para outros pontos de atenção no Estado. "Esse efetivo vai percorrer todo o Paraná nos próximos 12 dias. Essa operação acontece nas cidades polo de Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Pato Branco e depois nas cidades menores dessas regiões", explicou Torres.

O lançamento da Operação foi acompanhada pelo comandante do 5° Comando Regional, tenente-coronel Sérgio Almir Teixeira, e pelo chefe do Estado-Maior do 5° CRPM, tenente-coronel Marcos Kamakawa. "É muito importante a visão do Comando-Geral da PM para nossa região. O reflexo disso para Oeste e Sudoeste e para os próprios policiais que aqui trabalham, no sentido de somar esforços, é de grande valia. Fortalece cada vez mais a Polícia Militar", destacou o tenente-coronel Teixeira.

A operação Pronta Resposta foi criada em 2020 e está na sua quarta edição. É composta por policiais militares atuantes no serviço ostensivo preparados para prestar rápido atendimento em ocorrências de maior risco, como assaltos a agências bancárias e explosão de caixas eletrônicos, roubos e outros delitos. As ações têm foco nas regiões com maior índice criminal, de acordo com a análise da Corporação, e serão aplicadas no Paraná gradativamente.