PM e GAECO deflagram terceira fase da Operação Sicário e prendem dois por envolvimento com tráfico e lavagem de dinheiro 23/06/2020 - 18:27

A ação conjunta de equipes do 2º Comando Regional da PM (2º CRPM) com os agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Londrina resultou, nesta terça-feira (23/06), no cumprimento de dois mandados de prisão e de 11 mandados de busca e apreensão em seis municípios do estado. As atividades fazem parte da terceira fase da Operação Sicário, que apura crimes relacionados ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

De acordo com o Subcomandante da 4ª Companhia Independente (4ª CIPM), capitão Ricardo Eguedis, o foco foi combater as finanças da organização criminosa. “Nas duas primeiras fases identificamos pessoas e atividades criminosas, e hoje focamos na movimentação financeira dos suspeitos. Por isso angariamos mais dados e foram apreendidos produtos eletrônicos para que, no futuro, possamos montar outras ações”, destacou.

Dois mandados de prisão foram cumpridos – um em Curitiba e o outro em Campina Grande do Sul. Todos os 11 mandados de busca e apreensão expedidos também foram cumpridos pelas equipes policiais. O Poder Judiciário também emitiu cinco mandados de monitoramento eletrônico, sendo que três foram cumpridos e os responsáveis, notificados.

Durante as abordagens foram apreendidos um revólver de calibre .38, 11 aparelhos celulares, um tablet, um notebook, R$ 14.455,00 em dinheiro, nove cartões bancários e documentos de movimentação financeira. As equipes atuaram nas cidades de Londrina, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Iporã, Campina Grande do Sul e Rolândia.

Os cumprimentos judiciais foram feitos pelas equipes de inteligência do 2º Comando Regional da PM (2º CRPM) e do Gaeco, com o trabalho em campo dos policiais militares da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), do 5º Batalhão (5º BPM), do 15º Batalhão (15º BPM), do 25º Batalhão (25º BPM) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).