PM forma 35 policiais do Paraná e de Santa Catarina no Curso de Controle de Distúrbios Civis durante solenidade em Curitiba 11/12/2019 - 14:00

Marcia Santos

Jornalista responsável

 

Após 54 dias de muita dedicação, 35 policiais militares do Paraná e de Santa Catarina se formaram no Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC) da Companhia de Choque, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (11/12) no Auditório da Associação da Vila Militar (AVM), em Curitiba, na Capital do estado.

Para o Chefe do Estado-Maior, coronel Lanes Randal Prates Marques, esse curso é um dos mais importantes ofertados pela Polícia Militar do Paraná. “Estes policiais são o que temos de melhor, estão absolutamente ajustados com a doutrina, com as melhores técnicas. Eles conseguem aplicar a lei de uma forma integral e conseguem garantir para a sociedade um estado democrático de direito, quando nada mais funciona, essa tropa garante a ordem pública”, disse.

“Parabenizo os formandos pelo cumprimento de mais essa etapa, neste curso de importância ímpar numa conjuntura inteira das manifestações e do livre direito de expressão que se faz real nas ruas, mas nem sempre de forma ordeira e pacífica”, disse o Comandante do BOPE, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Barroso, essa especialização é tão importante quanto o policiamento feito no dia a dia. “Em uma manifestação, ou grandes eventos, em segundos pode sair do controle e é nesse momento que quem tem esse curso atua com o seu conhecimento para lidar com essas situações de forma técnica, pela preservação de vida e da lei e da ordem”, complementou o Comandante do BOPE.

Segundo o Coordenador do Curso, tenente Erlington Jose Medeiros de Barros, foram 395 horas aulas de exercícios que exigiram esforço psicológico e físico de cada aluno. “Os militares estaduais foram submetidos a diversas instruções, como tiro policial, técnicas de tecnologias não letais e além de serem multiplicadores desse conhecimento e especialistas no controle de multidões”, contou o tenente Barros.

O 1º colocado da turma, o sargento Adriano Cubas da Polícia Militar de Santa Catarina, falou sobre a experiência de participar de um curso que é referência no Brasil. “Durante todo esse período fomos submetidos a várias situações, onde conseguimos verificar nossos limites e saber que podemos resistir a várias adversidades”, contou. “Estou levando um conhecimento muito bom para meu estado e poderei replicar lá a doutrina de Choque do Paraná”, complementou o sargento Cubas.

O sargento Hidalgo Haragano Silva, do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM), foi um dos 27 militares estaduais que vieram do interior para participar do Curso de Controle de Distúrbio Civis. “Desde que eu entrei na PM é um dos meus sonhos concluir esse curso, agora poderei voltar e espalhar esse conhecimento”, disse. “A nossa unidade é um pouco carente de militares com cursos especializados, às vezes dispomos de material, mas não do conhecimento técnico, então acredito que será de grande valia para mim e para os outros da região”, complementou o sargento Haragano.

Ainda de acordo com o sargento Haragano, ficar longe da família por 54 dias foi a parte mais difícil do curso. “Muitas vezes ficamos na incerteza de quando que acaba o curso ou até de ter alguma liberação para ir visitar a família, confesso que acaba sendo mais complicado que a parte física”, admitiu.

Mesmo já fazendo parte da Companhia de Choque, o soldado Fernando Ferreira dos Santos disse que a busca pelo conhecimento e a possibilidade de multiplicar a doutrina foi um dos motivos pelo qual ingressou no curso. “É uma realização pessoal, uma satisfação que não tem nada que pague a não ser esse sentimento do dever cumprido. Não foram fáceis esses dias, fomos submetidos ao limite de todos os sentimentos que o ser humano possa ter, mas agora, podemos dizer que valeu a pena todo o esforço e o empenho durante esse processo”, disse.

Ao final do evento, foi apresentado um vídeo mostrando para os familiares e amigos um pouco do que eles passaram nesses 54 dias de curso. Após a formatura, os 35 militares estaduais foram até o pátio da Companhia de Choque e fizeram a oração da subunidade em agradecimento a tudo que superaram.

GALERIA DE IMAGENS