PM prende três durante Operação Vida no Norte do estado 31/01/2021 - 10:18

No Norte do Paraná, foi deflagrada a Operação Vida com efetivos de policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) e da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), com apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal. Dentre as abordagens, blitzes e os bloqueios, as equipes encaminharam três pessoas e apreenderam veículos em situação irregular e drogas. O lançamento da operação ocorreu na tarde de quinta-feira (28/01).

O Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, acompanhado do Comandante do 2º Comando Regional da PM (2º CRPM), coronel Hilberaldi Correia de Lima, e do Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Nelson Villa Júnior, acompanhou o lançamento dos trabalhos.

O tenente-coronel Villa explicou que o efetivo da Operação Vida é um quantitativo de policiais a mais dos que já estão trabalhando nas ruas em atendimento de ocorrências. “O que existe é uma suplementação de equipes que reforçam atividade ostensiva. Neste caso, estamos atuando integrados com a Polícia Civil, que nos dá um amparo de execução de atividades de Polícia Judiciária que, às vezes, é um pouco mais discreta por sua própria natureza, mas a intensidade da aplicação do policiamento ostensivo é nitidamente percebida por toda a sociedade”, disse.

Ele completou ainda que a operação não tem data para acabar, e inclusive deve se estender durante o final de semana. “Ao aplicar o policiamento com o objetivo de preservar a vida humana, simultaneamente estamos fazendo a prevenção de crimes contra o patrimônio e a incolumidade física de qualquer natureza das pessoas”, apontou.

Com apoio dos policiais civis, um Mandado de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão foram cumpridos. Estas ações resultaram na localização de documentos falsos e cartões bancários usados por estelionatários, na prisão de um homem e no encaminhamento de dois adolescentes. Foram apreendidos ainda 139 porções de cocaína (87 gramas), prontas para a comercialização.

Durante as blitzes realizadas na cidade, os policiais militares abordaram 19 veículos, o que resultou na apreensão de quatro deles por irregularidades, e a vistoria de 45 motocicletas, gerando sete notificações de trânsito. Ainda na operação, 10 Autos de Infração foram lavrados e cinco motocicletas foram vistoriadas nos seis bloqueios realizados por parte de militares estaduais.

A Operação Vida, realizada no Norte do estado, foi integrada com diversas organizações governamentais de segurança, e teve como objetivo a execução de ações operacionais, atividades preventivas, saturações, abordagens e bloqueios de trânsito priorizando o combate aos crimes que proporcionam o aumento das taxas de homicídios dolosos no Paraná.