PM se reúne com Gabinete de Segurança da Presidência para ampliar práticas de segurança na fronteira do Estado, em Foz do Iguaçu (PR) 27/09/2019 - 16:00
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), a PM esteve junto aos integrantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para participarem da 3º reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras em Foz do Iguaçu. Entre terça-feira (24/09) e quarta-feira (25/09), a comitiva presidenciável visitou a região sul da fronteira, no estado do Paraná.
Durante o encontro, foram abordados temas relacionados ao controle de crimes cometidos próximos à fronteiras. O destaque ficou para as recentes práticas aplicadas pelo Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, proporcionado entre Polícia Militar e BPFron.
Houve oportunidade de assinatura de um novo acordo. Em colaboração com a Receita Federal do Brasil, o BPFron começou a atuação integrada no combate à organizações criminosas na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR).
Através do programa VIGIA, proposto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministro Sergio Moro, órgãos de defesa, segurança e fiscalização se juntam ao BPFron no controle destes crimes.
No Paraná, a Operação Hórus acontece em conjunto com a Polícia Federal, com auxílio do Núcleo de Polícia Marítima, da Força Nacional de Segurança Pública e também do Exército Brasileiro, na região de Guaíra (PR).
Durante este procedimento, foram apreendidos aproximadamente 100 milhões de reais em cigarros contrabandeados e mais de 4 toneladas de drogas. Além disso, cerca de 4 bilhões de reais foram impedidos de chegar às mãos de organizações criminosas, que tentam realizar transações por intermédio do contrabando.
O combate aos crimes de fronteira acontecem não apenas no Paraná, mas também em outros estados da federação.