PM tem a primeira mulher exercendo a função de Copiloto e Coordenadora de Operações Aéreas do BPMOA 01/10/2019 - 06:00

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

Prestes a completar nove anos de criação, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) passa a ter a primeira mulher exercendo a função de Copiloto e Coordenadora de Operações Aéreas. A tenente Maite Baldan Deliberador Budne fez o primeiro voo nesta função na manhã de sábado (28/09), em Curitiba, na Capital do estado.

 

“Foi muito gratificante, após cerca de dois anos de muito estudo e preparação agora estou exercendo uma função muito importante dentro da aeronave”, disse a tenente Baldan, que está na Polícia Militar desde 2008 e em 2016 fez o concurso interno para o BPMOA.

 

“O Copiloto e Coordenadora de Operações Aéreas, assim que o BPMOA é acionado, tem que fazer um planejamento rápido, levantando todas as informações e coordenadas para chegar no local com precisão”, contou. “Em situações de resgates aeromédicos, por exemplo, a equipe médica que nós levamos é a primeira a chegar, por isso a importância de termos em mãos todas as informações”, disse a tenente Baldan.

 

Durante o período de instrução, os futuros pilotos passam por uma longa formação teórica e prática, com varias horas de instruções em aeronaves de menor porte, cumprido requisitos em manobras e voos técnicos especializados. O curso de coordenador de Operações Aéreas, plano técnico operacional, ground school, check monoturbina e cumprimento da fase alfa do Plano de Ascenção de Asas Rotativas, para então operar em serviço na aeronave modelo EC130 B4 com os Falcões 03 e 04.

 

A partir de agora a tenente Baldan vai atuar como Copiloto e Coordenadora de Operações Aéreas, para cumprir as demais fases até a função de comandante de aeronaves. “Espero que essa minha experiência abra portas para que mais mulheres queiram se tornar pilotos da PMPR”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS