PMPR conclui "1º Simpósio Nacional de Operações Integradas" com foco no aprimoramento das ações de segurança pública 05/07/2024 - 19:47

Entre os dias 2 e 4 de julho, a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), promoveu o "1º Simpósio Nacional de Operações Integradas". O evento ocorreu na Universidade Positivo, na capital do estado, e reuniu profissionais de segurança pública de todo o Brasil para discutir e aprimorar as técnicas de operações ostensivas, integradas e de inteligência.

Com o objetivo principal de consolidar o conceito de Operações Integradas na PMPR, o simpósio proporcionou uma plataforma para a troca de conhecimentos atualizados e práticas inovadoras no campo da segurança pública. Policiais militares de diversas regiões do país participaram, trazendo uma perspectiva rica e diversificada sobre as estratégias de combate ao crime.

O evento foi marcado pela presença de renomados palestrantes e uma programação abrangente que abordou temas cruciais para a segurança pública. Entre os tópicos discutidos estavam a evolução das organizações criminosas (ORCRIMs) no Brasil, criminofísica, operações integradas com fontes humanas e a evolução dos crimes violentos contra o patrimônio.

O simpósio também destacou a importância do intercâmbio de boas práticas entre as forças policiais. Representantes da Polícia Militar de São Paulo (PMESP), Mato Grosso (PMMT), Santa Catarina (PMSC), Amazonas (PMAM), Distrito Federal (PMDF) e Mato Grosso do Sul (PMMS) compartilharam suas experiências, contribuindo para o fortalecimento das estratégias de segurança em nível nacional.

As percepções do Ministério Público do Paraná (MPPR) nas ações de segurança integradas com a PMPR também foram outro tema crucial, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre a colaboração entre essas instituições.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, em entrevista, afirmou que a realização do simpósio representa um marco muito significativo para a PMPR. "Reunimos profissionais de todo o país para compartilhar experiências, discutir estratégias e fortalecer a cooperação entre as forças policiais, numa demonstração do nosso compromisso com a excelência de nossas ações e com a proteção da sociedade", finalizou o Comandante-Geral.

Os três dias de evento foram importantes não apenas para a atualização dos conhecimentos dos profissionais de segurança pública, mas também para o fortalecimento da cooperação entre as diversas forças policiais do Brasil. O simpósio foi um marco significativo na evolução das operações integradas, garantindo uma resposta mais eficaz e coordenada aos desafios da segurança pública no país.

Comunicação Social da PMPR.