PMPR institui programa “Chá de Rosas” com ações voltadas para as policiais femininas 09/03/2023 - 10:12

No Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 08 de março, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Coronel Sérgio Almir Teixeira, instituiu o programa “Chá de Rosas” com o objetivo de promover ações, debates e criar uma rede de proteção para as policiais militares femininas dentro da corporação.

Nesta quarta-feira (8), no encontro realizado no Quartel do Comando-Geral (QCG), ficou determinada a criação do programa no âmbito da Polícia Militar do Paraná, em que cada Organização Policial Militar (OPM) deverá fixar um espaço exclusivo para reuniões bimestrais destinadas às militares estaduais do gênero feminino, oferecendo intervenções terapêuticas ou outras medidas similares promovendo uma rede de proteção e integração entre as militares estaduais, divulgar canais institucionais de denúncia de comportamentos que configurem assédio moral ou sexual, no ambiente de laboral, entre outras medidas.

O Programa “Chá de Rosas” tem como proposta terapêutica o acolhimento em grupo, devendo a atividade ser conduzida sempre por profissionais de saúde mental, tais como psicólogo, assistente social, médico psiquiatra ou médico com formação na área respectiva, terapeuta ocupacional ou enfermeiro com formação em saúde mental, preferencialmente disponibilizados e/ou indicados pela Seção de Assistência Social da Diretoria de Pessoal.

O encontro desta quarta-feira reuniu as policiais militares femininas, além de mulheres civis que trabalham na corporação. Foram realizadas duas palestras durante a reunião com os temas: Os Benefícios da Fisioterapia Pélvica para a Saúde da Mulher e Empoderamento Feminino: A Donzela, A Mãe, A Anciã. Além disso, as mulheres da PMPR puderam interagir e trocar experiências durante o coffee break.

No próximo domingo (12), ainda em homenagem às mulheres, será realizada a 1ª Corrida do Dia Internacional das Mulheres da PMPR. A prova terá o percurso de 5Km e será disputada no Parque das Águas na cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Comunicação PMPR