PMPR oferece curso de contenção de hemorragias à comunidade em Campo Mourão 18/11/2022 - 14:19

Mais de 400 pessoas já realizaram o curso de contenção de hemorragias oferecido pela Polícia Militar do Paraná, por meio do 11º BPM de Campo Mourão, na região centro-oeste do estado. O curso é oferecido a funcionários de empresas de diversos setores, servidores públicos e entidades, com o objetivo de capacitá-los a reconhecer e conter sangramentos massivos que representem risco à vida.

O objetivo é proporcionar conhecimento sobre os tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico, suas consequências e as principais técnicas utilizadas para o controle de hemorragias severas. As técnicas visam que a vítima seja mantida estabilizada até que as equipes de emergência cheguem ao local.

“O curso visa contenção de hemorragias massivas, ou seja, em grandes proporções, com técnicas diferentes das convencionais já conhecidas”, diz o Cabo Garcia, um dos instrutores do curso, que é credenciado pela plataforma Stop The Bleed, que é um projeto criado pelo Departamento de Defesa Norte-Americano.

O curso tem carga horária total de 4 horas, entre conteúdo teórico e prático, que envolve, inclusive, simuladores de sangramento para a prática adequada dos curativos compressivos. As técnicas compreendem o uso de curativo compressivo, agentes hemostáticos e torniquete.

Para o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Adauto Nascimento Giraldes Almeida, é muito importante que as pessoas em geral tenham conhecimentos acerca do assunto. “Sabemos que acidentes são comuns, infelizmente. Essas pessoas treinadas para executar manobras básicas, porém preciosas, podem fazer toda a diferença para preservar uma vida”, ressalta o Comandante.

Ainda conforme o Tenente-Coronel, o curso é aberto a toda comunidade, não só de Campo Mourão, mas também das demais cidades atendidas pelo batalhão. “Nós queremos levar conhecimento às pessoas que fazem parte do nosso convívio. São técnicas que podem ser aplicadas facilmente e que fazem a diferença”, completa.

GALERIA DE IMAGENS