PMPR participa de solenidade em alusão aos veteranos da Segunda Guerra Mundial 08/05/2025 - 13:13
Nessa quinta-feira (8), ocorreu no Museu Expedicionário de Curitiba o evento que celebra os 80 anos do Dia da Vitória, data em que foi declarada oficialmente a derrota da Alemanha Nazista em favor dos aliados na Segunda Guerra Mundial. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) participou de forma ativa na guerra e, dentre os combatentes, alguns pertenciam ou iriam pertencer posteriormente à Polícia Militar do Paraná (PMPR).
A Câmara Técnica de Cultura e História realizou um trabalho de análise de documentos, como o livro Brio e Vocação, escrito pelo capitão da PMPR da reserva não remunerada, José Eleutério, e constataram que 52 policiais da PMPR, sendo que três desses atuavam como policiais militares quando foram convocados pelo Exército para integrar as forças da FEB. Devido a isso, durante o evento de celebração do Dia da Vitória, a Polícia Militar do Paraná, em conjunto com o Exército Brasileiro, entregaram uma placa com os nomes dos combatentes em reconhecimento e gratidão ao trabalho da Legião Paranaense do Expedicionário e do Museu do Expedicionário por preservarem a memória de todos esses heróis.
Estavam presentes as seguintes autoridades: o general de brigada Richard Wallace Scott Murray, comandante da 5ª Região Militar; Sra. Raquel Madureira Règnier, presidente da Legião Paranaense do Expedicionário; coronel R1 (EB) Said Zendim, diretor do Museu do Expedicionário; coronel Paulo André de Araujo Afonso, representando o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; coronel veterano Nilson Cordeiro Salata; tenente-coronel João Carlos Toledo Júnior; e o capitão Rodrigo Mariano de Brito. Além deles, também estavam presentes o efetivo das viaturas do museu histórico da PMPR, cadetes do 1º CFO da Polícia Militar, alunos do 1º colégio da PMPR e a equipe do 20º BPM.
O tenente-coronel Toledo deu início à cerimônia, destacando a história dos expedicionários brasileiros e agradecendo pela relação de proximidade entre a Polícia Militar do Paraná e o Exército Brasileiro. Além disso, também destacou alguns nomes durante a justa homenagem, como o de Alexandre Salata e de Modesto Mariano de Brito, expedicionários que, após voltarem da guerra, ingressaram na PMPR. "Se hoje estamos aqui reunidos para celebrar essa passagem histórica, devemos integralmente essa glória aos heróis da Polícia Militar do Paraná e do Exército Brasileiro, que sacrificaram suas vidas em nome de algo maior", disse o tenente-coronel Toledo.
Para representar esses nomes destacados, o sobrinho de Alexandre Salata, coronel veterano Nilson Cordeiro Salata, fez uso da palavra e agradeceu a homenagem, bem como o sobrinho-neto de Modesto Mariano de Brito, capitão Rodrigo Mariano de Brito. "Queria agradecer a todos, à PMPR, ao Exército e a todos os presentes, e dizer, em nome de todos os familiares desses heróis que aqui estão, que estão contentes com essa saudosa homenagem", disse o coronel Salata.
Após isso, o coronel Afonso, em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, teve a palavra. "Aqui celebramos não apenas o fim de um conflito mundial devastador, mas também para honrar a memória daqueles que, com coragem, conquistaram para o Brasil e para o mundo a liberdade que hoje temos a honra de celebrar. Esses expedicionários personificaram os valores de coragem, bravura e perseverança. Com seus esforços incansáveis, lutaram não apenas pelas suas famílias e por sua pátria, mas também pela liberdade de todos os povos", falou o coronel Afonso.
Ao fim do discurso, os familiares dos veteranos, a Sra. Raquel Règnier e o general Murray, foram convidados para inaugurar a placa de homenagem. Após isso, teve continuidade o evento do Dia da Vitória, onde foram prestadas as devidas homenagens aos combatentes que pereceram em campo de batalha, medalhas foram entregues e uma coroa de flores foi depositada no memorial dos veteranos.
Comunicação Social PMPR