PMPR participa de solenidade militar em alusão aos 130 anos do Cerco da Lapa 09/02/2024 - 17:19

Na manhã desta sexta-feira (9), uma solenidade militar de grande significado histórico foi realizada  no município da Lapa-PR. O evento coroou uma semana de eventos alusivos aos 130 anos do Cerco da Lapa, página gloriosa da história brasileira, que é lembrado e celebrado como um marco de bravura e resistência que contribuiu significativamente para a consolidação da República no país. A solenidade reuniu autoridades civis e militares, além da comunidade local.

O evento contou com a presença do General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante da 5ª Divisão de Exército, como principal autoridade militar presente. O Subcomandante-geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, representou a corporação perante as autoridades e a comunidade, em memória aos combatentes do Regimento de Segurança que se somaram às tropas republicanas no histórico combate.

A celebração da resistência heróica durante a Revolução Federalista de 1894, se iniciou com uma recepção para as autoridades, no salão nobre da Prefeitura do município. Após isso, as autoridades puderam testemunhar, posicionados nos degraus do Panteon dos Heroes, monumento histórico que guarda os restos mortais de heróis da resistência lapeana, uma série de atos que cultuaram a vida e o legado daqueles que bravamente protegeram a cidade, nos 26 dias do Cerco, em meio a intensos combates.

Durante a solenidade, ainda foram prestadas homenagens a integrantes da sociedade civil. Alunos da rede pública de ensino, vencedores de um concurso literário, receberam reconhecimento pela relevância de suas participações. Além disso, foi realizada a entrega de um anteprojeto de lei ao prefeito do município, visando à restauração e revitalização do monumento Panteon dos Heroes. A entrega foi feita pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes.

Dentre os demais atos, a Sra. Marly dos Reis Príncipe Bizetto, bisneta do General Carneiro, pode participar da colocação de uma coroa de flores em frente à estátua do ilustre comandante, em homenagem aos seus nobres feitos e em memória de sua vida dedicada ao Brasil.

O Tenente-Coronel Eduardo Luiz Biavaschi, Comandante do 15º Grupo de Artilharia de Campanha de Autopropulsado (15º GAC AP) do Exército Brasileiro, se dirigiu aos presentes enfatizando a importância da resistência das tropas republicanas durante o Cerco da Lapa, ressaltando o legado de união entre as forças militares e civis que perdura até os dias atuais. Já o General de Brigada Erlon Pacheco da Silva, Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), em sua fala, destacou a importância dos eventos comemorativos dos 130 anos do Cerco da Lapa e ressaltou a relevância do anteprojeto de lei entregue durante a solenidade para preservar a memória histórica do município, das Forças Armadas e do Brasil.

O evento se encerrou com um desfile militar em continência às autoridades, com a participação de militares de diversas unidades do Exército Brasileiro e da PMPR, incluindo cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), policiais militares do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM) e do Regimento de Polícia Montada (RPMon) da PMPR.

PRESENÇAS - Além das autoridades já mencionadas, destacamos a presença do Sr. Diego Timbirussu Ribas, Prefeito do município da Lapa; Coronel Hélio José Hornung, Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM); Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM); Tenente-coronel Izoel Pavan de Souza, Comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM); Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; Sr. Ricardo Almeida Pereira, tataraneto do Coronel Cândido Dulcidio Pereira; Sra. Rosemery da Silveira Bianchini, Presidente da Associação dos Amigos do Grupo General Sisson; Sra. Fabiana Moro Martins, Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); dentre outras personalidades.

Comunicação Social da PMPR.