PMPR realiza Copa de Jiu-Jitsu em Curitiba 09/08/2025 - 18:47

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, neste sábado (9), em Curitiba, a Copa de Jiu-Jitsu em celebração aos 171 anos da corporação. Reunindo mais de 170 competidores de diferentes corporações. O torneio, que ocorreu na Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), no bairro Batel, fez parte do calendário oficial de comemorações dos 171 anos da corporação.

Com o objetivo de integrar os agentes de segurança pública e aprimorar os aspectos pedagógicos das artes marciais aplicadas à defesa pessoal policial, o evento trouxe disputas acirradas no formato mata-mata, seguindo rigorosamente as regras da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).

As categorias foram divididas por peso e graduação (faixas branca, azul, roxa, marrom e preta), incluindo até 75 kg, até 85 kg, até 95 kg e acima de 95 kg, sem separação por idade. A arbitragem foi composta por profissionais federados, garantindo a lisura de todas as disputas.

O torneio teve início na sexta-feira (8), com recepção, credenciamento dos atletas e palestras técnicas, incluindo a participação da Câmara Técnica de Defesa Pessoal com o major Francis Pirog e um seminário de Jiu-Jitsu com o professor Danilo Crescencio do CEFID da PMPR. 


A competição não teve fins lucrativos e todo o valor arrecadado com as inscrições foi destinado a cobrir custos operacionais. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas, e a unidade que mais pontuou ao longo do evento que foi o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM)  que foi premiada com um troféu. Já a equipe externa que mais pontuou foi a do Exército Brasileiro.

O evento foi aberto ao público geral e contou com a presença do atleta Bruno Hulk Ferreira do UFC, que prestigiou o evento, participou das premiações e interagiu com os participantes. 

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a importância da iniciativa:

“A criação desta Copa de Jiu-Jitsu representa mais do que um torneio esportivo. Ela reforça a integração entre as forças de segurança, promove o aperfeiçoamento técnico e tático de nossos policiais e valoriza uma prática fundamental para o exercício da profissão. A luta, especialmente o Jiu-Jitsu, desenvolve disciplina, autocontrole e capacidade de reação, habilidades essenciais para quem está diariamente na linha de frente protegendo a população.”

Ao longo de agosto, mês em que completa 171 anos de dedicação à segurança da sociedade paranaense, a Polícia Militar do Paraná realiza uma série de eventos comemorativos, que incluem atividades esportivas, culturais, sociais e institucionais. A Copa de Jiu-Jitsu se soma a essa programação especial, reafirmando os valores de integração, preparo e proximidade da corporação com a comunidade.

Centro de Comunicação Social da PMPR

GALERIA DE IMAGENS