PMPR realiza ação educativa sobre uso de patinetes elétricos e ciclomotores em Matinhos 18/01/2026 - 19:42

O Batalhão de Polícia de Trânsito - BPTran da Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, neste domingo (18), uma ação educativa em Matinhos com foco na orientação de condutores de patinetes elétricos e ciclomotores. A atividade integrou as ações do Verão Maior Paraná e teve como objetivo reforçar o uso seguro e responsável desses veículos, cada vez mais presentes em áreas de grande circulação de moradores e veranistas.

A iniciativa ocorreu em formato de blitz educativa, com abordagens voltadas à conscientização sobre limites de velocidade, potência dos veículos e regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Durante a ação, 5 ciclomotores foram recolhidos por estarem em desconformidade com a legislação vigente.

Conforme o capitão Bruno Franceschet, do BPTran, a atividade tem caráter preventivo e busca preservar vidas. “É uma ação importante, que orienta a população sobre esses novos modais elétricos e contribui diretamente para a segurança no trânsito, especialmente em locais com grande fluxo de pedestres”, destacou.

REGULAMENTAÇÃO - Os veículos autopropelidos, como patinetes elétricos, podem circular sem emplacamento e habilitação desde que respeitem o limite de até 32 km/h ou 1.000 watts de potência. Em ciclovias e na orla, a velocidade máxima segura é de 25 km/h. Já em calçadas, a circulação deve ocorrer apenas em situações excepcionais, como manobras rápidas, com limite de 6 km/h, priorizando a segurança dos pedestres.

Já os ciclomotores, que exigem emplacamento e habilitação, podem atingir até 50 km/h ou 4.000 watts de potência. Esses veículos devem circular pela via pública como os demais veículos automotores, sendo obrigatório ao condutor possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria A ou Autorização para Conduzir Ciclomotor, além do uso de equipamentos de proteção individual, como o capacete.

“Ações educativas como essa são fundamentais para orientar os usuários sobre as regras de circulação e o uso correto dos veículos, especialmente dos novos modais elétricos. A conscientização é uma das principais ferramentas para reduzir acidentes e preservar vidas no trânsito”, disse a coordenadora da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran-PR, Dayana Cavalli.

GALERIA DE IMAGENS