PMPR realiza cerimônia do Espadim e marca início da formação de 101 novos oficiais 24/04/2026 - 12:37

A Polícia Militar do Paraná realizou nesta sexta-feira (24) a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes, na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A cerimônia marcou o início do Curso de Formação de Oficiais (CFO) para 101 cadetes, que futuramente irão atuar no comando e na supervisão de tropas em todo o estado. 

A formação tem duração de dois anos, com carga horária de 3.375 horas. Após esse período, os cadetes passam por mais um ano de aspirantado. Ao final do ciclo, recebem o título de bacharel em Ciências Policiais e Segurança Pública pela Universidade Estadual do Paraná. A previsão é de que a turma conclua a formação em dezembro de 2027. Este é o primeiro grupo a ingressar na corporação com o requisito de bacharelado em Direito.

Antes do início das atividades acadêmicas, os alunos passam por um período de adaptação de cerca de 40 dias, voltado à ambientação à rotina militar, com foco em disciplina, hierarquia e valores institucionais. Durante a cerimônia, foram prestadas honras militares, houve a execução do Hino Nacional e a entrada solene da Bandeira do Brasil. 

“Hoje damos início à formação de uma geração que, em pouco tempo, estará à frente das nossas tropas, tomando decisões e liderando homens e mulheres em defesa da sociedade. Esses cadetes assumem, desde já, o compromisso com a disciplina, a ética e o serviço público, valores indispensáveis para quem terá a responsabilidade de comandar e proteger a população paranaense”, afirmou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

O espadim, entregue aos alunos durante a solenidade, é a arma símbolo do cadete e representa valores essenciais da carreira militar, como honra, disciplina, lealdade e compromisso com a sociedade. A peça é uma referência histórica ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, patrono das polícias no Brasil.

Conforme o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Saulo Sanson, o papel estratégico da formação dos novos oficiais é essencial para o futuro da segurança pública no estado. “Estamos preparando lideranças que terão a responsabilidade de comandar equipes, gerir recursos e atuar diretamente na proteção da sociedade. Esse processo formativo é fundamental para garantir uma polícia cada vez mais técnica, eficiente e próxima da população.”

A entrega do espadim marca oficialmente o início da jornada dos cadetes na corporação. Ao longo do curso, o item simboliza a formação e a responsabilidade dos futuros oficiais, sendo posteriormente substituído pela espada, tradicional insígnia de comando.

A solenidade também contou com o juramento à Bandeira Nacional, em que os cadetes reafirmaram o compromisso com a defesa da sociedade, o respeito às leis e aos direitos humanos. O evento foi encerrado com o tradicional “fora de forma”, apresentação que simboliza, por meio de movimentos coordenados, a identidade e a disciplina da Escola de Formação de Oficiais.

PRESENÇAS - Entre as autoridades presentes, estiveram o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hilfer Lino; o assessor especial da Governadoria, coronel Hudson Leoncio Teixeira; o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Eleandro Azevedo; o diretor de Gestão de Pessoas da PMPR, coronel Juliano Caponi; o diretor da Saúde da Fundação de Segurança Pública, coronel Leticia Chite Pan; o diretor de Educação Corporativa da PMPR, coronel Marco Antonio da Silva; o diretor de Tecnologia e Inovação da PMPR, coronel Stephano Roberto Janata; o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel José Luiz Beggiora Junior; o comandante do 5º CRPM, coronel Valmir de Souza; o diretor de Projetos, coronel Ricardo da Costa; o comandante do 2º CRPM, coronel Juarez Saldanha Machado; o diretor de Logística da PMPR, coronel Pedro Paulo Porto de Sampaio; o comandante do Policiamento Especializado, coronel Rogério Gomes Pitz; o diretor de Inteligência da PMPR, coronel Ricardo Caron; o presidente do Clube dos Oficiais, coronel veterano Izaias de Farias; o coronel da reserva remunerada Luiz Rodrigo Larson Carstens; o diretor do Colégio da Vila Militar, coronel veterano Wanderley Rothenburg; o coronel veterano Emídio Angellotti; o subcomandante da Academia Policial Militar do Guatupê, tenente-coronel Juliano Zanuncini; o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Wladimir Denkewski; o chefe do Estado-Maior do 6º CRPM, tenente-coronel Luiz Alexandre Murbach Soares; o chefe da Assessoria Técnica do Comando-Geral, tenente-coronel Walter Ribeiro da Silva; o comandante do COMAV – Comando de Aviação, tenente-coronel Andrey Müller Yark; o subcorregedor-geral da PMPR, tenente-coronel Carlos Agenor Bueno da Silva; o comandante do 22º BPM, tenente-coronel Gildo Cezar dos Santos Lima; o comandante do BPMA, tenente-coronel Alvaro Gruntowski; o comandante do BOPE, tenente-coronel Cezar Hoinatski; o comandante do Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Luiz Rogério de Freitas; o chefe da PMT, tenente-coronel Cristiano Israel Caetano; o comandante do 28º BPM, tenente-coronel Vanadir Dellabiera de Mello; o comandante do 13º BPM, tenente-coronel Felipe Serbena; o vice-prefeito de São José dos Pinhais, delegado Michel Carvalho; e o capelão da PMPR, padre Anderson Rosa.

GALERIA DE IMAGENS