PMPR realiza ciclo de inspeções em unidades especializadas 03/09/2025 - 13:07

Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, entre os dias 1 e 3 de setembro, um ciclo de inspeções em suas unidades de missões especiais, com o objetivo de alinhar diretrizes estratégicas e avaliar o funcionamento administrativo e operacional. A abertura ocorreu na sede do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), em Curitiba.

O Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a importância de realizar as inspeções junto às unidades, como parte fundamental para conectar o planejamento estratégico da corporação à realidade de sua execução. Segundo o comandante, verificar de perto o andamento dos trabalhos, contribui diretamente para o aprimoramento das unidades e garante que a PMPR avance de forma coesa e eficaz para atingir seus objetivos institucionais. 

Além do Comandante-Geral, o Subcomandante-Geral, coronel Paulo Henrique Semmer, ressaltou a relevância da preservação e fortalecimento da imagem da PMPR. Na sequência, o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, reforçou a necessidade de constante adaptação das unidades especializadas. “Vivemos em um cenário dinâmico, no qual as necessidades diárias se transformam com rapidez. É papel da Polícia Militar se antecipar, revisar práticas e incorporar novos métodos para que possamos manter a eficiência de nossa atuação”, declarou.

Já o Comandante de Missões Especiais, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, apresentou as unidades subordinadas ao Comando de Missões Especiais (CME) — o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o Batalhão de Polícia Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), a A Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM) e a Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC) — destacando a especificidade de cada uma e a importância de suas atuações no contexto da segurança pública estadual.

O primeiro dia de inspeções, realizado no BPEC, foi marcado pela realização de oficinas técnicas que reuniram representantes do Estado-Maior, da Corregedoria-Geral e das Diretorias. Esse momento foi destacado como essencial para o aperfeiçoamento conjunto das atividades, a troca de experiências e a padronização de procedimentos, fortalecendo a integração entre diferentes áreas da corporação.

O cronograma seguiu no dia 2 de setembro com as inspeções no BPCHOQUE e no BPRONE, finalizando no dia 3 no BOPE. Ao longo desses três dias, foram avaliadas áreas de gestão de pessoas, planejamento, logística, comunicação social, compliance, desenvolvimento de projetos, além das boas práticas de cada unidade que podem servir de referência para toda a corporação, além do cumprimento das ordens e diretrizes emanadas pelo comando da Polícia Militar do Paraná.

De acordo com o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, a iniciativa permitiu conhecer de perto tanto as necessidades quanto as potencialidades das unidades policiais, servindo como subsídio para decisões estratégicas do Comando-Geral. A expectativa é de que o processo contribua diretamente para reforçar a eficiência da corporação e ampliar os resultados na segurança pública do Paraná.

Centro de Comunicação Social da PMPR

GALERIA DE IMAGENS