PMPR realiza prisões e apreensões em Curitiba durante Operação Schinus 08/07/2025 - 12:33

Nesta terça-feira (8), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), deflagrou a “Operação Schinus”, com foco no combate ao tráfico de drogas e à atuação de uma organização criminosa na região do bairro Santa Cândida, em Curitiba. A ação foi desencadeada após meses de investigação e monitoramento que culminaram nas ordens judiciais cumpridas nesta manhã. A operação, denominada "Schinus" refere-se a um gênero de plantas da família Anacardiaceae, conhecido popularmente como Aroeira, nome dado ao conjunto habitacional onde foi realizada a ação.

Durante os levantamentos prévios de inteligência foi identificado o revezamento de funções e a localização de pontos estratégicos para o armazenamento e comercialização dos entorpecentes. "Alguns criminosos se escondiam dentro de condomínios familiares, de trabalhadores, para tentar se proteger. Inclusive, um dos locais onde houve confronto era um apartamento usado para a fabricação de haxixe", explicou o coronel Marcelo Roke Fávero, comandante do 1º CRPM.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, essa operação faz parte de um grande projeto da Secretaria, chamado Cidade Segura, com intensificação das ações de policia em 87 municípios onde havia maior número de homicídios e tráfico de drogas. "Na área onde foi realizada a operação de hoje, temos muitos moradores e trabalhadores, mas havia um núcleo de chefia do tráfico, que foi o foco dessa ação. A nossa atuação foi muito bem recebida pela população local por desarticular essa quadrilha e restabelecer a ordem na região", explica o Secretário.

A operação levou à prisão de cinco pessoas e à execução de 15 mandados de busca e apreensão. Entre os detidos, dois já tinham mandados de prisão expedidos pela Justiça. Os policiais ainda apreenderam três pistolas e uma espingarda calibre 12. Além das armas, foram apreendidos cerca de um quilo de cocaína, meio quilo de haxixe e um 1,5 kg de maconha, parte já embalada para venda. Dinheiro e outros itens relacionados ao tráfico também foram apreendidos na ação.

Equipes 20º Batalhão de Polícia Militar(BPM) e demais unidades subordinadas ao 1ºCRPM, bem como equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) e da Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC), também participaram da ação. O policiamento ostensivo seguirá sendo intensificado na região do Santa Cândida para garantir a ordem e colaborar com a identificação de demais envolvidos.

Centro de Comunicação Social da PMPR.