PMPR realiza solenidade de Transmissão de Cargo do Subcomando-Geral 20/01/2026 - 19:51
A Polícia Militar do Paraná realizou, nesta terça-feira (20), a solenidade de Transmissão de Cargo de Subcomandante-Geral. A cerimônia foi marcada pela despedida do coronel Paulo Henrique Semmer, que deixa a função após três anos no cargo para ingressar na reserva remunerada, encerrando um ciclo de mais de 35 anos de relevantes serviços prestados à PMPR. O evento contou com a presença do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, além de oficiais e praças da corporação, bem como autoridades civis e judiciárias.
Durante a solenidade, o coronel Semmer destacou o sentimento de dever cumprido ao relembrar sua trajetória na corporação. “O tempo passou muito rápido e, hoje, aqui, alguns sentimentos afloram. Inicialmente, o sentimento do dever cumprido. Tenho certeza de que pude contribuir para o crescimento da nossa querida PMPR”, afirmou em seu discurso.
Ao longo de sua carreira, o coronel Paulo Henrique Semmer atuou em diversas áreas da corporação, com passagens por unidades operacionais e administrativas, como o Regimento de Polícia Montada, a Academia Policial Militar do Guatupê, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Polícia de Trânsito e o Comando de Missões Especiais. Nos últimos três anos, esteve à frente do Subcomando-Geral da PMPR, exercendo função estratégica na coordenação das ações operacionais em todo o Estado.
Em sua fala, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, ressaltou o reconhecimento da corporação à trajetória do oficial. Segundo ele, a expressiva presença de integrantes da PMPR e de outras forças de segurança evidenciou o respeito institucional construído ao longo dos anos. “O que vemos hoje é a demonstração do respeito da corporação e das forças de segurança pelo profissional que você é e pela forma leal, ética e humana com que sempre conduziu suas funções”, destacou.
Para dar continuidade ao trabalho, assume o Subcomando-Geral da PMPR o coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, oficial com ampla experiência na área operacional. Ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1993 e foi declarado aspirante a oficial em 1995. Ao longo da carreira, comandou unidades de destaque, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e, mais recentemente, o Comando de Missões Especiais (CME).
A transmissão de cargo simboliza o reconhecimento à trajetória do coronel Paulo Henrique Semmer e a continuidade da gestão estratégica do Subcomando-Geral, agora sob a liderança do coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, reforçando o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a segurança pública e o serviço à sociedade.
Centro de Comunicação Social
































































