Palestra sobre pesquisa desenvolvida entre policiais militares debate formação da Corporação em Curitiba 21/08/2019 - 09:04

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

Oficiais e praças participaram da palestra devolutiva sobre a pesquisa “Intervenção com Policiais Militares sobre Violência Doméstica” na tarde de terça-feira (20/08) no auditório do Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba. O estudo foi desenvolvido por Ademar Leal com orientação do professor da Universidade Tuiuti do Paraná, Sidnei Priolo Filho para a tese de mestrado em Psicologia.


A palestra foi prestigiada pelo Subcomandante-Geral da PM, coronel Carlos Antônio de Morais, que salientou a importância do estudo científico da formação e atuação do policial militar no atendimento à população. “É um tema muito atual que colabora com a Polícia Militar. Sabemos que a violência que se inicia no lar, o primeiro profissional a dar atendimento é o policial militar, daí a importância desse trabalho”, destacou.


Ademar contou com o apoio do Diretor de Finanças da PM, coronel Vanderley Rothenburg, que na época da apresentação do tema à Corporação, exercia a função de Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, o qual acreditou na importância do estudo e auxiliou no acesso às unidades operacionais de Curitiba para colocar em prática a pesquisa.


Os policiais militares que atuam na parte operacional participaram da pesquisa e contribuíram para os apontamentos do trabalho de mestrado de Ademar. Durante a palestra, foi apresentado um resumo dos resultados e apontamentos referentes à formação do militar estadual, a experiência do atendimento de ocorrências de violência doméstica nas ruas e a efetividade da resolução adotada pelos policiais militares.


Ao final do encontro, o professor Sidnei e Ademar se dispuseram a responder questionamentos da plateia e foram homenageados pela Corporação ao receberem um certificado. Além do coronel Morais, estiveram no evento o Diretor-Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel Ronaldo de Abreu, o Comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM), coronel Nivaldo Marcelos Silva, o Chefe de Finança da PM, coronel Vanderley Rothenburg, o Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, o Comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), tenente-coronel Mario Henrique do Carmo, o Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, além de oficiais e praças de unidades da PM e da APMG.

GALERIA DE IMAGENS