Polícia Ambiental e IAT encaminham aves feridas por chuva de granizo em Santa Mônica, no Noroeste do estado 31/05/2021 - 18:47

Cerca de 58 papagaios de espécie nativa serão encaminhados nesta terça-feira (01) para tratamento veterinário em Centros de Apoio à Fauna Silvestre parceiros do Instituto Água e Terra (IAT). Elas estão machucadas em decorrência da tempestade que atingiu a região de Paranavaí, no Noroeste do Estado, no último final de semana. A ação ocorreu em uma área rural de Santa Mônica, no distrito de Paranavaí, e contou com a atuação do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV). As aves estavam em áreas de dormitório, ou seja, onde comumente passam a noite, sendo a maioria espécies de papagaios e um falcão.

A PM recebeu informações de que dois moradores de uma chácara na área rural da cidade tinham encontrado dezenas de pássaros feridos no pasto na manhã de domingo e os deixaram em um local coberto até a chegada da polícia. Ao chegarem no local, as equipes ambientais constataram que se tratavam de várias espécies atingidas, dentre elas o Papagaio-Verdadeiro. Agentes do Instituto Água e Terra (IAT) também estiveram no local para os devidos procedimentos.

O subcomandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb-FV), major João Carlos, explica que várias equipes policiais foram designadas para dar suporte ao resgate das aves. “A população de forma geral contribuiu bastante nesse socorro às aves, enviamos várias equipes da Polícia Ambiental junto com as do IAT, e com o levantamento feito com os moradores locais estamos resgatando as aves e encaminhando a veterinários, para locais de abrigo e tratamento adequado”, disse.

No total, 60 aves não tiveram ferimentos e conseguiram voar depois de secas e aquecidas, retornando à natureza. Das 58 vivas e com ferimentos, 30 serão encaminhadas para atendimento veterinário especializado em Londrina e outras 28 em Guarapuava, que também irá receber 70 animais em óbito, sendo 58 papagaios, 11 pombas e um gavião.

O major afirmou ainda que até um helicóptero da PM foi preparado para dar suporte. “Estamos com essa aeronave para fazer o manejo e o transporte dessas aves, com possibilidade de trazer para Curitiba para um tratamento mais adequado. Nosso trabalho é para somar, e é um momento de integração de ajuda entre as instituições justamente quando estamos às vésperas da Semana do Meio Ambiente, que começa no próximo dia 5”.

O primeiro atendimento emergencial às aves contou com o apoio do Criadouro Comercial BR. No local, as aves feridas foram medicadas pelo veterinário responsável pelo empreendimento, que seguiu um protocolo com analgésico e anti-inflamatórios, além da manutenção em uma estufa para aquecimento.

 

GALERIA DE IMAGENS