Polícia Ambiental prende oito pessoas em flagrante por desmatamento em Antônio Olinto 23/02/2023 - 17:34

A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) prendeu oito pessoas em flagrante, na tarde desta quinta-feira (23), no município de Antônio Olinto, no Sudoeste, pelo crime de desmatamento.

As prisões aconteceram após uma equipe atender uma denúncia do disque-denúncia 181, que relatava a supressão de mata nativa na localidade conhecida como “Água Amarela”.

A equipe do pelotão da Lapa deslocou até o local com apoio da equipe de Antônio Olinto, pois, no relato da denúncia havia a informação de que oito pessoas estariam na mata.

Ao chegarem no espaço, os policiais encontraram os oito indivíduos trabalhando no desmate, cada um em uma máquina. Ao todo, foram apreendidas quatro escavadeiras hidráulicas, dois tratores de esteira, dois tratores menores, além de uma carreta Scania e um semirreboque.

No local estava o dono das máquinas e mais sete funcionários executando o desflorestamento de, aproximadamente, 25 hectares de mata em estágio médio de regeneração.

Diante dos fatos, todos receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de São Mateus do Sul para os procedimentos cabíveis.

Além disso, todos foram notificados que deverão comparecer, em março, na sede do 4º Pelotão Ambiental da Lapa para receberem os autos de infração ambiental. O dono da região de mata não foi localizado, mas também será responsabilizado.

No dia da lavratura dos Autos, será lavrado também o termo de embargo da área e termo de apreensão de todas as máquinas, as quais ficaram sob a responsabilidade do proprietário até decisão final do processo.

Os autos de infração ambiental podem chegar ao valor de R$ 1,2 milhão.