Polícia Militar do Paraná participa do desfile cívico-militar alusivo ao Dia da Independência. 07/09/2023 - 12:55

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) participou, na manha desta quinta-feira (7), do tradicional desfile cívico-militar alusivo ao Dia da Independência. O evento ocorreu na Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, e a tropa da Polícia Militar, juntamente com as demais de outras forças, encantaram a multidão e reforçaram o sentimento de patriotismo dos cidadãos.

O evento foi coordenado pelo Governo do Paraná, em conjunto com as Forças Armadas e as forças de segurança públicas do Estado. A apresentação contou com o desfile de escolas municipais e estaduais, entidades filantrópicas e tropas militares.

Os grupamentos escolares deram início ao desfile da PMPR, com a apresentação dos cadetes da Escola de Formação de Oficiais (EsFO) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), seguidos pelos pelotões de alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM).

Logo após, a Banda de Música da PMPR, entoando o Hino da Intendência, envolveu o público, impondo o ritmo da marcha para os pelotões que a seguiam. O corpo de policiais militares era composto por tropas do Comando de Missões Especiais (CME), do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do 1º e 6º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), os quais atuam no policiamento da Capital, Região Metropolitana e do Litoral.

Depois da tropa a pé, a multidão assistiu ao desfile motorizado da Corporação, que apresentou as viaturas, motos, blindados e embarcações utilizadas em diversos tipos de policiamento. O desfile montado contou com as tropas do Regimento de Polícia Montada (RPMon), unidade mais antiga da Corporação, seguidas pelos alunos do Pelotão Montado do Colégio da Polícia Militar (CPM).

DESTAQUE: A novidade neste ano foi a apresentação das viaturas históricas Veraneio (prefixo 2516) e Blazer (prefixo 5766), as quais, juntamente com o Porshe e o Camaro, pertencem ao Museu da PMPR. Este estabelecimento histórico está localizado no Quartel do Comando-Geral da PMPR (QCG), na Av. Mal. Floriano Peixoto, 140, no bairro Rebouças em Curitiba. Funcionamento: de terça à sexta-feira, das 09h às 17h; Finais de Semanas e Feriados, das 10h às 16h; a entrada é gratuita.

AUTORIDADES –A solenidade contou com a presença de representantes do Poder Executivo e Legislativo estadual, do Comandante da 5ª Divisão de Exército, general de divisão José Ricardo Vendramin Nunes; do Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), general de brigada Ricardo Santos Taranto;do secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; do Secretário Chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira Benício; do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva; do Subcomandante-Geral da PM, coronel Paulo Henrique Semmer; do Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Valmor Anderson Pereira, de autoridades das Forças Armadas, da Guarda Municipal, da Polícia Civil, bem como representantes do Poder Judiciário e demais autoridades.

Comunicação Social PMPR